FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Lopinavir-Ritonavir em pacientes com COVID-19 grave

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 26/06/2020

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

Diante do cenário da pandemia pela COVID-19, estáhavendo grande busca por alternativas de tratamento. Porém, nenhuma terapêuticaainda foi comprovada como eficaz no tratamento de doenças graves causadas porSARS-CoV-2.

 

O Estudo

 

Foi realizado um estudo randomizado, controlado eaberto, envolvendo pacientes adultos hospitalizados com infecção confirmada porSARS-CoV-2, que causa a doença respiratória COVID-19, e saturação de oxigênio(SatO2) de 94% ou menos enquanto respiravam em ar ambiente ou razão entre apressão parcial de oxigênio (PaO2) e a fração de oxigênio inspirado (Fio2)inferior a 300 mmHg. Os pacientes foram divididos aleatoriamente em umaproporção de 1:1 para receber lopinavir-ritonavir (400 mg e 100 mg,respectivamente) duas vezes por dia durante 14 dias, além do tratamento padrão,ou apenas o tratamento padrão. O desfecho primário foi o tempo para a melhoraclínica, definida como o tempo entre a randomização e a melhoria de dois pontosem uma escala ordinal de sete categorias, ou a alta do hospital, o que ocorresseprimeiro.

Foram submetidos à randomização 199 pacientes cominfecção por SARS-CoV-2 confirmada em laboratório; 99 foram designados para ogrupo lopinavir-ritonavir, e 100 para o grupo de tratamento padrão. Otratamento com lopinavir-ritonavir não foi associado a uma diferença com otratamento padrão no tempo até a melhora clínica (taxa de risco para melhoraclínica, 1,24; intervalo de confiança [IC] de 95%, 0,90 a 1,72). A mortalidadeaos 28 dias foi semelhante no grupo lopinavir-ritonavir e no grupo deatendimento padrão (19,2% vs. 25,0%; diferença de -5,8 pontos percentuais; ICde 95%, -17,3 a 5,7). As porcentagens de pacientes com RNA viral detectável emvários momentos foram semelhantes. Em uma análise modificada de intenção detratamento, o lopinavir-ritonavir levou a tempo médio de melhora clínica maiscurto em 1 dia do que o observado com o tratamento padrão (taxa de risco, 1,39;IC de 95%, 1,00 a 1,91). Eventos adversos gastrintestinais foram mais comuns nogrupo lopinavir-ritonavir, mas eventos adversos graves foram mais comuns nogrupo de tratamento padrão. O tratamento com lopinavir-ritonavir foiinterrompido precocemente em 13 pacientes (13,8%) devido a eventos adversos.

 

Aplicação Prática

 

Este estudo é um dos primeiros a demonstrar que,mesmo que existam várias alternativas in vitro potenciais para otratamento de COVID-19, em ensaios clínicos pode não haver confirmação de suaeficácia in vivo. Em resumo, neste ensaio clínico randomizado, empacientes adultos hospitalizados com COVID-19 grave, nenhum benefício foiobservado com o tratamento com lopinavir-ritonavir além do tratamento padrão.Estudos futuros em pacientes com doença grave podem ajudar a confirmar ouexcluir a possibilidade de um benefício do tratamento.

 

 

 

Bibliografia

 

1.            Cao B, Wang Y, Wen D, et al. A trial oflopinavir?ritonavir in adults hospitalized with severe Covid-19. N Engl J Med.DOI: 10.1056/NEJMoa2001282.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.