FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Efeitos de uma Ferramenta de Suporte à Decisão para Parto

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 29/09/2020

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

A despeito de haver forte discussãosobre taxas de cesárea no Brasil, isso não é uma exclusividade da nossarealidade. Reduzir as taxas de parto cesáreo nos EUA também é uma importantemeta de saúde pública naquele país, e, apesar das evidências da segurança doparto vaginal após um parto cesárea, a maioria das mulheres acaba agendando umsegundo parto cesárea. Uma ferramenta de apoio à decisão poderia ajudar aaumentar as taxas de tentativa de entrar em trabalho de parto.

 

O Estudo

 

Este é um ensaioclínico randomizado multicêntrico e em grupo paralelo, realizado em Boston,Chicago e na área da Baía de São Francisco. Entre janeiro de 2016 e janeiro de2019, 1.485 mulheres de língua inglesa ou espanhola com 1 parto cesárea prévioe sem contraindicação para trabalho de parto foram inscritas; o acompanhamentofoi concluído em junho de 2019.

Asparticipantes foram randomizadas para usar uma ferramenta de suporte à decisãobaseada em tablet antes de 25 semanas de gestação (n = 742) ou parareceber os cuidados habituais (sem a ferramenta) (n = 743). O desfecho primárioavaliado foi a tentativa de trabalho de parto; parto vaginal foi o principaldesfecho secundário. Outros resultados secundários focaram nos resultados maternose neonatais e na qualidade da decisão.

Entre as 1.485pacientes (idade média de 34 anos), 1.470 (99,0%) completaram o estudo (n = 735em ambos os grupos de randomização) e foram incluídas na análise. As taxas detrabalho de parto não diferiram significativamente entre os grupos intervençãoe controle (43,3% vs. 46,2%, respectivamente; diferença absoluta de riscoajustada, -2,78% [IC 95%, -7,80% a 2,25%]; risco relativo ajustado, 0,94 [IC95%, 0,84-1,05]). Não houve diferenças estatisticamente significativas nastaxas de natalidade vaginal (31,8% em ambos os grupos; diferença de riscoabsoluto ajustada, -0,04% [IC 95%, -4,80% a 4,71%]; risco relativo ajustado,1,00 [IC 95%, 0,86-1,16]) ou em qualquer um dos outros seis desfechossecundários maternos e neonatais clínicos. Também não houve diferençassignificativas entre os grupos intervenção e controle nas cinco medidas dequalidade da decisão (por exemplo, os escores médios de conflitos de decisãoforam de 17,2 e 17,5, respectivamente; diferença média ajustada, -0,38 [IC 95%,-1,81 a 1,05]; escores > 25 são considerados clinicamente importantes).

 

Aplicação Prática

 

Neste estudorandomizado, entre as mulheres com 1 parto cesárea prévio, o uso de umaferramenta de apoio à decisão em comparação com os cuidados habituais nãoalterou significativamente a taxa de tentativa de entrar em trabalho de parto. Apesarde ser uma ideia interessante e muito engajada do ponto de vista digital etecnológico, por ora, esse tipo de abordagem voltada para aumentar as taxas departos vaginais não parece tão promissora.

 

Bibliografia

 

1.            Kuppermann M, Kaimal AJ, Blat C, et al. Effectof a Patient-Centered Decision Support Tool on Rates of Trial of Labor AfterPrevious Cesarean Delivery: The PROCEED Randomized Clinical Trial. JAMA.2020;323(21):2151?2159.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.