FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Terapia Compressiva para Evitar Recorrência de Celulite em Perna

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 19/10/2020

Comentários de assinantes: 0

Contexto Clínico

 

Edema crônico em pernas é um fator derisco para celulite. O uso diário de meias de compressão na perna tem sidorecomendado para prevenir a recorrência da celulite, mas há evidênciaslimitadas de estudos sobre sua eficácia.

 

O Estudo

 

Apresentamos umestudo randomizado e não cego, no qual os pesquisadores designaramparticipantes com edema crônico da perna e celulite recorrente, em umaproporção de 1:1, para receber terapia de compressão de perna mais educaçãosobre prevenção de celulite (grupo de compressão) ou apenas educação (grupo de controle).O acompanhamento ocorreu a cada 6 meses por até 3 anos ou até que 45 episódiosde celulite tivessem ocorrido no estudo. O desfecho primário foi a recorrênciada celulite. Os participantes do grupo de controle que tiveram um episódio decelulite passaram para o grupo de compressão. Os desfechos secundáriosincluíram admissão hospitalar relacionada à celulite e avaliações de qualidadede vida.

Foram selecionados183 pacientes, e 84 foram inscritos; 41 participantes foram atribuídos ao grupode compressão, e 43 ao grupo de controle. No momento de uma análiseintermediária planejada, quando 23 episódios de celulite ocorreram, 6participantes (15%) no grupo de compressão e 17 (40%) no grupo de controletiveram um episódio de celulite (taxa de risco, 0,23; intervalo de confiança [IC]de 95%, 0,09 a 0,59; P = 0,002; risco relativo [análise post hoc], 0,37;IC 95%, 0,16 a 0,84; P = 0,02), e o ensaio foi interrompido devido à eficácia.Um total de 3 participantes (7%) no grupo de compressão e 6 (14%) no grupo decontrole foram hospitalizados por celulite (razão de risco, 0,38; IC de 95%,0,09 a 1,59). A maioria dos resultados de qualidade de vida não diferiu entreos dois grupos. Nenhum evento adverso ocorreu durante o estudo.

 

Aplicação Prática

 

Neste estudopequeno, feito em apenas um centro e não cego, envolvendo pacientes com edemacrônico da perna e celulite, a terapia de compressão resultou em incidênciamenor de recorrência da celulite do que o tratamento conservador. O fato de oestudo ter sido interrompido dada a eficácia da intervenção pode significar umbom sinal que reforça o resultado no sentido de favorecer a prática estudada.Obviamente, estudos em outros ambientes e cenários podem ajudar a corroborartal prática, que, a priori, dado o potencial benefício e sem danosatrelados, é passível de ser adotada.

 

Bibliografia

 

1.            Webb E et al. Compression Therapy to PreventRecurrent Cellulitis of the Leg. N Engl J Med 2020; 383:630-639.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.