Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Amebicida giardicida e tricomonicida

Última revisão: 02/02/2010

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Formulário Terapêutico Nacional 2008: Rename 2006 [Link Livre para o Documento Original]

Série B. Textos Básicos de Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Brasília / DF – 2008

 

5.5.2.1 Amebicida, giardicida e tricomonicida

Metronidazol tem sido a primeira escolha para casos de infecção ativa por Entamoeba histolytica (disenteria ou abscesso), estimando-se eficácia de 90%. Para pacientes assintomáticos, recomendavam-se fármacos ativos na luz intestinal, sendo que metronidazol também é utilizado nessa condição. Em revisão do Clinical Evidence274, não se encontram estudos controlados por placebo que atestem o benefício do fármaco em disenteria amebiana endêmica. Nove estudos compararam metronidazol versus tinidazol, a maioria deles mostrando altas taxas de falha de tratamento (permanência de sintomas ou de parasitas depois de 30 dias) e reações adversas com metronidazol. Em tricomoníase, metronidazol também é fármaco de escolha. Nessa condição, tratamentos locais, como iodopovidona, acidificação da vagina por meio de duchas com vinagre e instilação de lactobacilos não superam a eficácia de metronidazol sistêmico. Recomenda-se tratar a paciente e seu parceiro com metronidazol274. Em giardíase, metronidazol é a primeira escolha. Metronidazol em doses repetidas mostrou eficácia similar a secnidazol em dose única275 e a tinidazol em dose única276. Furazolidona é alternativa escolhida para crianças pela comodidade da apresentação líquida, mas a taxa de sucesso é menor274.

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal