FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Mesotelioma pleural

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 07/05/2012

Comentários de assinantes: 0

Quadro clínico

Paciente de 47 anos de idade, sexo masculino. A Figura 1 demonstra espessamento pleural com derrame.

 

Figura 1.

 

Diagnóstico

O diagnóstico final foi de mesotelioma pleural, que é um tumor raro relacionado com a exposição ao asbesto. A manifestação radiológica mais frequente é de imagem multilobulada, abrangendo sobretudo a região axilar. Os pacientes apresentam espessamento pleural com bordo irregular, por vezes nodular e circunferencial na tomografia computadorizada, como mostrado na Figura 1. A citologia oncótica do líquido pleural é não costuma ser positiva (cerca de 10% em alguns trabalhos).

A imagem é, na maioria dos casos, do lado direito do tórax, como foi o caso deste paciente, e a maioria dos pacientes não apresenta asbestose pulmonar. O diagnóstico é difícil e depende da histologia.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.