FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Padrão em mosaico de TC de tórax

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 19/05/2014

Comentários de assinantes: 2

         Paciente de 46 anos, com quadro de tosse há cinco dias, febre e chiado no peito. Ao exame inicial mostrava sibilância a ausculta respiratória. PA: 110 x 70 mmHg e SaO2 de 81%. Realizou gasometria arterial, com PO2 de 49 mmHg e PCO2 de 37 mmHg e PH 7,44, e radiografia de tórax, com achado de espessamento de trama vasobrônquica e TC de tórax com achado de infiltrado com vidro fosco bilateral, entremeado de parênquima normal e algumas áreas esparsas de consolidação, sendo este achado um sugestivo da chamada  pavimentação em mosaico.

         A pavimentação em mosaico é um padrão radiológico que pode ser encontrado na TC de alta resolução de pulmões, que consiste em áreas de opacidade em vidro fosco, com septos interlobulares espessados de intermeio.

         A sua descrição clássica é em pacientes com proteinose alveolar pulmonar, mas este mesmo padrão também é descrito em pacientes com pneumocistose, carcinoma bronquíolo-alveolar, pneumonia lípidica, edema pulmonar entre outras condições. No caso deste paciente, foi introduzido antibióticoterapia, uso de oseltamivir pela possibilidade de infecção pelo vírus H1N1 e glicocorticoides, para diminuir o processo inflamatório pulmonar e devido ao broncoespasmo associado.

 

 

Referências

Marchiori E et al. padrão de pavimentação em mosaico em doenças pulmonares.

Comentários

Por: Guilherme Pereira Tavares Neves em 18/08/2014 às 21:11:41

"Muito bom"

Por: FERNANDO BORER MANSO em 14/05/2014 às 12:43:36

"caso curto e abrangente aos preocupados e angustiados ,como nós ,com o o.diagn´stico conciso , preciso e con tributório . Grato"

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.