FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Hiperatenuante em Tomografia de Crânio

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 13/06/2014

Comentários de assinantes: 0

Especialidades: Neurologia / Medicina de Emergência

 

Quadro Clínico

         Paciente do sexo feminino, atualmente gestante de 1o trimestre, com 26 anos procurou atendimento médico por queixa de intensa de cefaleia há menos de 12h, com dor 10 em 10 na escala de dor, sem febre, sem déficit focal, sem outras queixas. Foi realizada tomografia de crânio, evidenciando áreas hiperatenuantes sugerindo infarto hemorrágico do parênquima, além de hiperdensidade na parte posterior do seio sagital, conforme pode ser visto na imagem 1.

 

 

Imagem 1 – Tomografia de Crânio da Paciente

 

 

Diagnóstico e Discussão

         Esta paciente de fato teve diagnóstico de trombose venosa cerebral. A doença aguda foi atribuída ao estado de hipercoagulabilidade da gestação.

Entre os fatores de risco para trombose venosa cerebral estão incluídas trombofilias genéticas (mutação do fator V de Leiden, mutação da protrombina, deficiência de proteína C ou S), assim como estados adquiridos como síndrome do anticorpo antifosfolípide e síndrome nefrótica (que leva à deficiência de antitrombina III). Ainda são considerados fatores de risco o período de gestação e puerpério, o uso de anticoncepcionais orais, neoplasias, infecções e traumatismo craniano. É possível identificar ao menos um fator de risco em praticamente 90% dos casos.

         Cefaleia é o sintoma mais comum, porém o paciente pode se apresentar com quadro de síndrome de hipertensão intracraniana, convulsões, e encefalopatia com rebaixamento de nível de consciência ou até mesmo coma.

O exame de escolha para diagnóstico é a ressonância nuclear magnética, porém nem sempre este exame está disponível. Assim como neste caso, normalmente se começa a investigação com tomografia de crânio (TC). A TC pode ser normal em até 30% dos casos.  Alguns sinais característicos na TC são os seguintes:

 

         O sinal do triângulo, visto na TC como uma hiperdensidade com uma forma triangular ou redonda, na parte posterior do seio sagital superior causado pelo trombo venoso (obs: veja na tomografia da paciente do caso);

 

         O sinal do delta vazio (também chamado de triângulo vazio ou sinal delta negativo), visto na tomografia com contraste como um padrão triangular de realce de contraste em torno de uma região central sem realce de contraste na parte posterior do seio sagital superior;

 

         O sinal do cabo ou corda, geralmente visto na tomografia como uma hiperdensidade curvilínea ou linear sobre o córtex cerebral causada por uma veia cortical trombosada (obs: veja na tomografia da paciente).

 

Bibliografia

Saposnik G, Barinagarrementeria F, Brown RD Jr, et al. Diagnosis and management of cerebral venous thrombosis: a statement for healthcare professionals from the American Heart Association/American Stroke Association. Stroke 2011; 42:1158.

 

Stam J. Thrombosis of the cerebral veins and sinuses. N Engl J Med 2005; 352:1791.

 

Ferro JM, Canhão P. Etiology, clnical features, and diagnosis of cerebral venous thrombosis. Disponível em www.uptodate.com. Última visualização em 25 de abril de 2014.

 

 

 

 

 

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.