FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Leptospirose pulmonar

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 10/03/2015

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 49 anos de idade,  sexo masculino, com quadro  de febre há nove dias, mialgias e cefaleia, teve melhora parcial há três dias. Os sintomas retornaram com quadro associado de dispneia, tosse e laivos de sangue no expectorado. Realizou exames laboratoriais com 11.200 leucócitos com 90% de bastonetes, ureia de 101 mg/dl e creatinina de 3,8 mgdl e potássio de 2,7 meq/l cm CPK de 1600 U/L e bilirrubinas de 18,2 mg/dl com predomínio de bilirrubina direta. A radiografia de tórax é a imagem 1,  saturação de O2 de 86% em ar ambiente.

Paciente com quadro de mialgias e febre há uma semana, melhora parcial com recrudescência e agora evoluindo com quadro respiratório e infiltrado predominando bases e laivos de sangue no expectorado. O paciente apresenta ainda disfunção renal, provavelmente aguda com CPK aumentada e potássio baixo. Os achados são sugestivos do diagnóstico de leptospirose que cursa de forma bifásica primeiro com uma fase septicêmico com febre, cefaleia e mialgias e depois na fase imune cursa com disfunção renal e hepática. Manifestações pulmonares ocorrem entre 20-70% dos casos e variam desde forma benigna em que pacientes recuperam-se sem sequelas e complicações e outra forma que pode ser fatal. Pneumonite hemorrágica severa e síndrome de angústia respiratória podem se manifestar, mesmo na ausência de insuficiência renal e hepática. Hemoptise franca pode ocorrer mesmo na fase aguda, juntamente com tosse. O estudo de Du Coedic com lavado broncoalveolar demonstra  todos pacientes com sinais de envolvimento pulmonar e em 70% dos pacientes.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.