FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Evolução de imagens em AVC

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 25/03/2015

Comentários de assinantes: 0

Paciente masculino, 78 anos, com quadro de hemiparesia completa proporcionada à esquerda, com diagnóstico de AVC. As imagens mostram a evolução no primeiro, no segundo e no quinto dias de evolução.

Na primeira imagem, observamos apenas discreto apagamento de sulcos corticais e perda da diferenciação entre substância cinzenta (córtex cerebral – mais branco à CT) e substância branca subcortical (mais escuro à CT). Na segunda e terceira imagem, a lesão fica mais evidente, com progressiva hipoatenuação. Nota-se ainda que na imagem correspondente ao quinto dia de evolução há uma certa compressão, pela área isquêmica, do ventrículo lateral. Isso ocorre porque nos primeiros dias de evolução (pico entre terceiro e quinto dia) ocorre o chamado edema citotóxico, que causa aumento de volume da área lesada, podendo levar a sinais de hipertensão intracraniana. Em infartos muito extensos de artéria cerebral média essa é uma complicação neurológica que pode levar a óbito na primeira semana.

 

 

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.