FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Radiografia de homem com lombalgia

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 23/08/2016

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 41 anos de idade com história de lombalgia há cerca de 2 anos com piora em repouso, sem diagnóstico, apesar de múltiplas consultas em serviços de emergência.

As alterações são sugestivas da possibilidade de uma doença inflamatória. A faixa etária jovem poderia sugerir o diagnóstico de espondilite anquilosante. As manobras diagnósticas verificaram uma limitação na capacidade de flexão da coluna lombar e diminuição da expansibilidade torácica com a inspiração. A radiografia demonstra a presença de escoliose importante de coluna vertebral e fusão de vertebras de T8-T9 e T9-T10 e muitos osteófitos. Um diagnóstico diferencial possível seria de sequela de tuberculose vertebral. A imagem ainda sugere a presença de sindesmófitos que representam o processo de ossificação gradual das camadas superficiais do ânulo fibroso levando à formação de pontes ósseas intervertebrais, que são os sindesmófitos. A fusão das interapo­fisárias e a calcificação dos ligamentos espinhais, associadas à formação bilateral de sindesmófitos podem resultar em fusão completa da coluna vertebral, dando o aspecto de “coluna em bambu”. O paciente em exame oftalmológico apresentava uveíte associada e o diagnóstico final foi de espondilite anquilosante.

O tratamento inicialmente deve ser realizado com anti-inflamatórios não esteroidais e posteriormente com medicações modificadores da doença como sulfassalazina, metotrexate. Drogas biológicas, como o infliximab, podem ser tentadas.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.