FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Mulher de 52 Anos com Dispneia Progressiva

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 16/01/2017

Comentários de assinantes: 0

 

Paciente do sexo feminino, com 52 anos de idade e histórico de nódulo de mama há 1 ano. Nos últimos 4 meses, não tem realizado investigação, e vem apresentando inapetência e emagrecimento progressivos. Foi conduzida pelos familiares ao serviço de emergência devido a quadro de desconforto respiratório. Apresentava, ao exame, grande nódulo mamário com ulceração.

A paciente realizou radiografia de tórax com infiltrado nodular difuso, e a tomografia computadorizada (TC) de tórax confirmou a presença de nódulos de diferentes tamanhos disseminados pelo parênquima – em sua maioria, >1cm.

 

Comentário: Nódulos pulmonares múltiplos >1cm são, na maioria dos casos, causados por metástases de tumores sólidos; quando <0,5cm, o mais provável é que se trate de enfermidades benignas como doenças granulomatosas. A localização subpleural de alguns nódulos também é sugestiva de doença maligna.

As lesões malignas metastáticas são, em geral, arredondadas e com bordas bem marcadas e podem ter hemorragias associadas. Nesse caso, as lesões, somadas ao quadro clínico e ao achado de nódulo extenso de mama ulcerado, são praticamente diagnósticas de carcinoma metastático de mama.

As Figuras 1 e 2 mostram a radiografia de tórax e a TC de tórax, respectivamente.

 

 

Figura 1 ? Radiografia de tórax.

 

 

 

TC: tomografia computadorizada.

Figura 2 ? TC de tórax.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal