FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Massa Mediastinal

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 21/06/2017

Comentários de assinantes: 0

Paciente do sexo feminino, com 40 anos de idade, evoluindo com quadro de dispneia há 8 meses progressiva, perda de peso não quantificada e prurido. Nega tosse e outros sintomas. A ausculta pulmonar foi sem alterações. A paciente realizou radiografia de tórax, conforme a Figura 1, e, posteriormente, a tomografia computadorizada (TC) de tórax, conforme a Figura 2.

 

Figura 1 - Radiografia de tórax.

 

 

 

TC: tomografia computadorizada.

Figura 2 - TC de tórax.

 

A radiografia demonstrou um aumento significativo do mediastino. A TC confirmou a presença de massa mediastinal anterior, com derrame pericárdico associado. A paciente apresenta, ainda, história de perda de peso e prurido, sendo que a faixa etária dela e a sua evolução são sugestivas do diagnóstico de linfoma de Hodgkin, confirmado em biópsia da massa. A doença extensa, ou denominada de bulky disease (>10cm de extensão) aumenta a premência de iniciar o tratamento.

Apesar da doença extensa, a paciente não apresentava estase jugular significativa e outros sinais de síndrome da veia cava superior, que é frequente nesses casos. O tratamento, em geral, é com combinação de radioterapia com quimioterapia. O uso de corticosteroides pode auxiliar na diminuição do tamanho da massa, mas somente deve ser iniciado após a biópsia, já que pode atrapalhar os resultados anatomopatológicos.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal