FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Agentes Ceratolíticos e Ceratoplásticos

Última revisão: 17/09/2015

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Formulário Terapêutico Nacional 2010: Rename 2010 [Link Livre para o Documento Original]

Série B. Textos Básicos de Saúde

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos

Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Brasília / DF – 2010

 

         18.4 Agentes ceratolíticos e ceratoplásticos

Ácido salicílico é usado em verrugas e no tratamento de outras doenças de pele, em razão de sua ação ceratolítica e descamante. Em revisão sistemática, o ácido salicílico aumentou a eliminação completa de verrugas em comparação com o placebo. No caso de psoríase crônica em placas, não mostrou resultado diferente do placebo após 3 semanas. No entanto, existe consenso de que o ácido salicílico possa ser usado como adjuvante no tratamento da psoríase. O uso de ácido salicílico em grandes áreas de pele pode provocar toxicidade pelo salicilato, portanto, nestas circunstâncias deve-se evitar o uso em crianças, pacientes com deficiência renal e gestantes (ver monografia, página 374).

Alcatrão mineral tem propriedades anti-inflamatórias que são úteis no tratamento da psoríase crônica em placas, como também tem propriedades desincrustantes. Além disso, preparações de alcatrão são, ocasionalmente, usadas em eczema atópico. Derivados fracos do alcatrão devem ser evitados na dermatite aguda com vesiculação e exsudação, por causar irritação. No entanto, nas fases subaguda e crônica da dermatite e da psoríase, estas preparações são muito úteis e constituem alternativa opção ao uso de corticosteroides tópicos. Em um estudo controlado aleatório, a preparação de alcatrão a 1% foi mais eficaz que a preparação a 5% para o tratamento de eritema e descamação em doentes com psoríase moderada em placas. No entanto, ambos os tratamentos foram geralmente bem tolerados e os efeitos adversos foram semelhantes entre os grupos (ver monografia, página 379).

Pasta d’água tem acão antipruriginosa e ceratoplástica. É usada em dermatites agudas não exsudativas (ver monografia, página 900).

Peróxido de benzoíla é um  tratamento  tópico  comumente  utilizado para a acne leve a moderada. É seguro para crianças e adultos, e pode ser usado na gravidez. Peróxido de benzoíla tem propriedades antissépticas, oxidantes e anti-inflamatórias. Dessa forma, tem a capacidade de evitar ou eliminar o desenvolvimento de resistência das acnes. Por causa da preocupação com a resistência microbiana, muitas vezes é utilizado em lugar dos antibióticos tópicos ou orais. As concentrações mais baixas de peróxido de benzoíla parecem ser tão eficazes quanto às concentrações maiores na redução da inflamação. É comum começar com dose mais baixa e aumentar gradualmentea concentração de peróxido de benzoíla. Se a acne não responder depois de 2 meses, a utilização de um antibacteriano tópico deve ser considerada. Peróxido de benzoíla é potente sensibilizador de contato em estudos experimentais, e este efeito adverso pode ocorrer em até 1% dos pacientes com acne. Cuidados devem ser tomados para evitar o contato com olhos, mucosas e membranas (ver monografia, página 903).

Podofilina tem ação antimitótica e é utilizada, principalmente, como tratamento tópico para verrugas anogenitais pela infecção pelo papilomavírus humano (condiloma acuminado). Preparações de podofilina têm sido tradicionalmente aplicadas por profissional de saúde por causa do risco de toxicidade local e sistêmica associado ao uso inadequado ou excessivo. Dessa forma, não é recomendada para uso em áreas de verrugas de mais de 10 centímetros quadrados, pois pode ser tóxica e, também, não deve ser utilizada em grávidas (ver monografia, página 909).

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.