FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Editorial MedicinaNET - Novembro - 2016

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 13/02/2017

Comentários de assinantes: 0

Participação da sociedade no sistema de saúde

 

Não há duvida de que, dentro da concepção do SUS, os ideais democráticos tentaram ser contemplados ao máximo, sobretudo com a possibilidade de participação social através das conferências e dos conselhos de saúde. Entretanto, no nosso País, apesar da possibilidade de participação popular, há um cenário onde a mobilização da população ainda se dá de forma massificada, pontual e não sustentada.

Esse cenário cresceu de forma nítida nos últimos anos (como se pode observar pelos movimentos sociais recentes com foco político/econômico), mas a lógica de participação da população atrelada a projetos mais focados e perenes ainda não é consistente. Para efetivar o engajamento da população, seja no SUS, seja em qualquer outra instância onde haja maior abrangência democrática, é necessário que haja uma base educacional muito mais forte. Vale dizer que a população precisa estar “educada” de forma diferente; o que deve vir desde os bancos escolares, passando por condições sociais que permitam um engajamento efetivo.

Recorda-se, também, que é preciso ter uma noção da fragmentação da gestão em saúde no nosso País, contando com serviços atrelados a diferentes esferas de poder, seja o municipal, seja o estadual ou federal (cada qual com os seus orçamentos e agendas). Além disso, a política pode atrapalhar a integração de serviços, o direcionamento correto de recursos ou a efetivação de planos e demandas, mesmo diante da existência de conselhos de saúde. Há, portanto, um longo caminho a ser percorrido para que, de fato, cada cidadão esteja engajado no cenário do sistema de saúde, seja um ator participante e contribua para a melhoria do sistema.

 

 

                                                                                                                                                                                                              Os Editores.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.