FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Editorial MedicinaNET - Abril - 2017

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 15/05/2017

Comentários de assinantes: 0

O que é a Política Nacional de Regulação do SUS?

 

Pode-se dizer que a regulação formalizada no SUS tem menos de 10 anos, uma vez que foi somente em 2008, por meio da Portaria nº 1.559, que se deu, de fato, a formação da Política Nacional de Regulação do SUS. A regulação se constitui de forma bastante complexa e subsegmentada, e está desenhada em três dimensões de atuação hierarquicamente montadas, mas também complementares em suas ações.

A primeira das dimensões é a Regulação dos Sistemas de Saúde. Esse âmbito tem enfoque no nível estratégico tanto nas esferas municipal e estadual, quanto na federal. Nesse contexto, estão incluídas as macrodiretrizes para a regulac¸a~o da atenc¸a~o a` sau´de ? as quais definem as funções de gestão por meio de decretos, normas e portarias.

A segunda dimensão é a Regulação da Atenção à Saúde, que é exercida pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Sau´de, tendo um caráter mais gerencial. O seu objetivo é garantir a prestac¸a~o adequada de servic¸os a` populac¸a~o. Nela, estão as grandes ações cujo foco é garantir o controle dos prestadores de serviço dentro de uma ótica organizada no nível da regulação dos sistemas, conforme pactuac¸a~o estabelecida no Termo de Compromisso de Gesta~o do Pacto pela Sau´de.

Por fim, a terceira dimensão é a Regulação do Acesso à Assistência ? tambe´m denominada regulação do acesso ou regulação assistencial , estando mais relacionada à operação ou ao nível de execução do acesso. É nessa esfera que se tem o equilíbrio entre oferta e necessidade de atendimento de urgências (incluindo o pré-hospitalar), o uso de leitos disponíveis, bem como a agenda de consultas e procedimentos.

 

Atenciosamente, Os Editores.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.