FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Editorial MedicinaNET - Maio - 2017

Autor:

Lucas Santos Zambon

Doutorado pela Disciplina de Emergências Clínicas Faculdade de Medicina da USP; Médico e Especialista em Clínica Médica pelo HC-FMUSP; Diretor Científico do Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP); Membro da Academia Brasileira de Medicina Hospitalar (ABMH); Assessor da Diretoria Médica do Hospital Samaritano de São Paulo.

Última revisão: 16/05/2017

Comentários de assinantes: 0

O Problema do Gasto Público em Saúde

 

Infelizmente, no que diz respeito aos gastos públicos em saúde, o cenário nacional é bastante desanimador. Sabe-se que, de acordo com a Constituição, o SUS, para garantir universalidade, integralidade e equidade, seria financiado por recursos da seguridade social, União, Estados e municípios. Entretanto, menos de 50% dos gastos em saúde no Brasil são oriundos da esfera pública índice alarmante se comparado com o de outros países que possuem sistemas universais.

Países como o Canadá e a Austrália têm a faixa de gasto público em saúde da ordem de 70%. O Reino Unido e a Suécia, então, têm excelentes sistema de saúde, de modo que o gasto público é de 81%. Quando se observa o gasto per capita em saúde pelo Estado, vê-se que o Brasil está novamente em posição desfavorecida, perdendo de todos os países desenvolvidos nesse indicador. No Mercosul, o Brasil está apenas atrás da Argentina em gasto per capita; ainda assim, tem o pior desempenho quando observada a proporção de gasto público, sendo superado, inclusive, por países como Paraguai e Venezuela.

Além disso, deve-se levar em conta a proporção do PIB que é destinada à saúde. No Brasil, gira em torno de 8 a 9%, enquanto que, em Cuba ou na Argentina, essa proporção é de 10%, semelhante ao índice do Canadá. É impossível um sistema de saúde subfinanciado prover assistência em saúde com premissas tão importantes como as de universalidade, integralidade e equidade. Como será a realidade brasileira nos próximos anos, apenas o futuro dirá.

 

Os Editores.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.