FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Nandrolona

Última revisão: 01/08/2010

Comentários de assinantes: 0

Nandrolona (INJETÁVEL) (nome genérico) (substância ativa). Informações sobre formas de administração, posologia, indicações, contra-indicações, efeitos colaterais/adversos e interações medicamentosas.

 

MARCA COMERCIAL

DECA-DURABOLIN (Organon)

 

GENÉRICO

Não

Decanoato de Nandrolona:

 

USO INJETÁVEL

Injetável (solução) 25 mg/1 mL

DECA-DURABOLIN

 

Injetável (solução)50 mg/1 mL

DECA-DURABOLIN

 

O QUE É

A Nandrolona é um anabolizante; antianêmico [testosterona (derivado sintético); esteroide anabolizante; hormônio anabolizante; decanoato de Nandrolona].

 

PARA QUE SERVE

Anabolizante (tratamento adjunto): após grande cirurgia ou trauma; doença debilitante crônica; durante terapias prolongadas com glicocorticoide.

Antianêmico: anemia associada com insuficiência renal.

 

COMO AGE

A Nandrolona promove assimilação de proteínas e estímulo do apetite, revertendo o processo catabólico e o balanço negativo de nitrogênio (desde que haja aporte adequado de calorias e proteínas). Na anemia associada com a insuficiência renal, aumenta a hemoglobina e o volume da hemácia.

 

COMO SE USA

Uso Injetável

      Armazenamento: antes de aberto, em temperatura ambiente (15 a 30ºc); proteger da luz; não congelar.

      via intramuscular, nas nádegas (quadrante superior externo).

 

Adultos

Homens

50 a 200 mg, a cada 1 a 4 semanas.

 

Mulheres

50 a 100 mg, a cada 1 a 4 semanas.

Se o produto for utilizado em intervalos mais longos (a cada 3 a 4 semanas), o tratamento pode ir até 12 semanas e repetido, se necessário, após 30 dias de interrupção.

 

Crianças

2 a 13 anos de idade

25 a 50 mg a cada 3 a 4 semanas.

 

14 ou mais anos

Mesmas doses de adultos.

 

Menos de 2 anos de idade

Eficácia e segurança não estabelecidas.

 

CUIDADOS ESPECIAIS

Risco na Gravidez

Classe X: Estudos revelaram anormalidades no feto ou evidências de risco para o feto. Os riscos durante a gravidez suplantam os potenciais benefícios. Não usar em hipótese alguma.

 

Amamentação

Não se sabe se é excretado no leite; problemas não documentados. Raramente utilizado em mulheres que amamentam.

 

Não Usar o Produto

Câncer de próstata; doença cardíaca ou renal grave, bem como nefrose; diminuição grave da função do fígado; história de hipercalcemia ativa (pode agravar); homem com câncer de mama; câncer de mama disseminado em mulher, com hipercalcemia ativa.

 

Avaliar Riscos X Benefícios

Diabetes mellitus (pode exigir acertos de doses dos antidiabéticos, pela diminuição da glicose); hipertrofia prostática benigna; diminuição da função renal ou do fígado, ou diminuição da função cardíaca (pode haver retenção de sódio e água e risco de insuficiência cardíaca); história de doença arterial coronariana, ou história de infarto do miocárdio (risco de hipercolesterolemia)

 

Reações que Podem Ocorrer (sem incidência definida)

Aumento de cálcio no sangue; aumento de peso (diminuir ou excluir o sal dos alimentos); cor amarelada na pele ou nos olhos; diminuição da glicose no sangue (em pacientes diabéticos); edema (inchaço); ereção prolongada e dolorosa do pênis; excessiva estimulação sexual; reação de hipersensibilidade; sinais de virilização (em mulheres).

 

Atenção ao Utilizar Outros Produtos

A Nandrolona:

 

      pode acentuar os efeitos tóxicos no fígado com: medicamentos hepatotóxicos (ver apêndice).

      pode aumentar o efeito anticoagulante de: anticoagulantes orais.

 

OUTRAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

      O produto demora de 3 a 6 meses para produzir o efeito total desejado.

      descontinuar o uso se houver inchaço; reações de hipersensibilidade; ereção contínua e dolorosa do pênis; excessiva estimulação sexual ou virilização (em mulheres).

      monitorar o peso do paciente.

      pacientes idosos devem ficar atentos para sinais de hipertrofia prostática ou câncer.

      crianças em idade pré-puberal devem receber atenção redobrada do médico, tendo em vista as reações que o produto pode causar.

      antes de iniciar o tratamento, as crianças devem ser submetidas a exames para determinar o nível de maturação dos ossos (Rx), que deve ser cuidadosamente acompanhado durante o tratamento.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.