
AMOXICILINA + ÁCIDO CLAVULÂNICO (CLAVULANATO DE POTÁSSIO) (ORAL; INJETÁVEL) (nomes genéricos) (substâncias ativas)
CLAVULIN (GlaxoSmithKline); CLAVULIN BD (GlaxoSmithKline); CLAVULIN ES (GlaxoSmithKline); CLAVULIN IV (GlaxoSmithKline)
Apresentações assinaladas com G
CLAVICIN (Aspen Pharma); CLAVUTREX (Cifarma); CLAXAM (Hexal); DOCLAXIN (Ariston); NOVAMOX 2X (Aché); POLICLAVUMOXIL (EMS); POLICLAVUMOXIL BD (EMS); SIGMA-CLAV (Sigma Pharma); SINOT CLAV (Eurofarma)
Amoxicilina triidratada equivalente a amoxicilina + clavulanato de potássio:
CLAVULIN; G
CLAVULIN BD; G
CLAVULIN; G
CLAVULIN BD
CLAVULIN; G
CLAVULIN BD; G
CLAVULIN ES
Amoxicilina sódica (equivalente a amoxicilina) + ácido clavulânico:
CLAVULIN IV; G
CLAVULIN IV; G
Temperatura até 25°C
Antibacteriano; associação de aminopenicilina (amoxicilina) e inibidor de betalactamase (ácido clavulânico ou clavulanato de potássio) [aminopenicilina (betalactâmico) + inibidor de betalactamase].
Infecção da pele e dos tecidos moles; infecção orofacial; infecção respiratória; infecção urinária; infecção odontogênica.
A amoxicilina inibe a síntese da membrana celular da bactéria; é bactericida. O ácido clavulânico liga-se irreversivelmente à enzima betalactamase, impedindo assim a hidrólise do anel betalactâmico da penicilina. Absorção: boa para os dois produtos; alimentos não interferem. Biotransformação: no fígado (cerca de 10% da dose de amoxicilina são metabolizados; menos de 50% da dose do ácido clavulânico são metabolizados). Eliminação - principalmente urina (50 a 78 % como amoxicilina não modificada; 25 a 40% como ácido clavulânico não modificado).
USO ORAL – DOSES
• doses em termos de amoxicilina.
• preparar a suspensão oral de acordo com as instruções da bula.
• tomar o produto com o estômago vazio (1 hora antes ou 2 horas depois das refeições).
• se o paciente apresentar distúrbios gastrintestinais com o uso do produto, tomá-lo no início das refeições.
• doses em termos de amoxicilina.
1. Comprimido
Adultos
• infecção leve a moderada: 250 mg a cada 8 horas ou 500 mg a cada 12 horas.
• infecção grave: 500 mg a cada 8 horas ou 875 mg a cada 12 horas.
• sinusite bacteriana aguda (a partir de 16 anos de idade): 1 g de amoxicilina a cada 12 horas, durante 10 dias.
• Limite de dose para adultos: 4,5 g (de amoxicilina) por dia.
Adultos com diminuição da função renal:
clearance de creatinina:
• entre 10 e 30 mL por minuto: 250 a 500 mg a cada 12 horas.
• menor que 10 mL por minuto: 250 a 500 mg a cada 24 horas.
Idosos
• podem exigir doses menores em função da condição renal.
2. Suspensão oral
Crianças com menos de 40 kg
• recém-natos e crianças até 3 meses de idade: (usar suspensão 125 mg/5 mL ) 30 mg por kg de peso por dia, divididos em doses a cada 12 horas.
• 3 meses de idade ou mais:
- sinusite, infecção do trato respiratório baixo, infecção mais grave: 45 mg de amoxicilina por kg de peso por dia, divididos em doses a cada 12 horas.
- infecção menos grave: 25 mg de amoxicilina por kg de peso por dia, divididos em doses a cada 12 horas.
- otite média aguda: 90 mg de amoxicilina por kg de peso por dia, divididos em doses a cada 12 horas.
- amigdalite ou faringite (episódios recorrentes por Streptococcus pyogenes (estreptococos beta-hemolíticos do grupo A): 40 mg de amoxicilina por kg de peso por dia (máximo de 750 mg por dia), divididos em doses a cada 8 horas, durante 10 dias.
Crianças com 40 kg ou mais
• mesmas doses descritas de adultos.
USO INJETÁVEL
ATENÇÃO: não administrar por Via Intramuscular.
AMOXICILINA 500 mg + ÁCIDO CLAVULÂNICO 100 mg (pó) – VIA INTRAVENOSA DIRETA
Reconstituição
• Diluente: Cloreto de Sódio 0,9% ou Água Estéril para Injeção.
• Volume: 10 mL.
• Estabilidade após reconstituição com Cloreto de Sódio 0,9% ou Água Estéril para Injeção: usar no máximo em 20 minutos.
• Tempo de injeção: 3 a 4 minutos, lentamente.
Amoxicilina 500 mg + Ácido Clavulânico 100 mg (pó) – INFUSÃO INTRAVENOSA
Reconstituição
• Diluente: Cloreto de Sódio 0,9% ou Água Estéril para Injeção.
• Volume:10 mL. Atenção: fazer a diluição a seguir de imediato.
Diluição
• Diluente: Cloreto de Sódio 0,9%.
• Volume: 50 mL.
• Estabilidade após diluição com Cloreto de Sódio 0,9%: Usar em até 4 h após a diluição.
• Tempo de infusão: 30 a 40 minutos.
AMOXICILINA 1,0 g + ÁCIDO CLAVULÂNICO 200 mg (pó) – VIA INTRAVENOSA DIRETA
Reconstituição
• Diluente: Cloreto de Sódio 0,9% ou Água Estéril para Injeção.
• Volume: 20 mL.
• Estabilidade após reconstituição com Cloreto de Sódio 0,9% ou Água Estéril para Injeção: usar no máximo em 20 minutos.
• Tempo de injeção: 3 a 4 minutos, lentamente.
AMOXICILINA 1,0 g + ÁCIDO CLAVULÂNICO 200 mg (pó) – INFUSÃO INTRAVENOSA
Reconstituição
• Diluente: Cloreto de Sódio 0,9% ou Água Estéril para Injeção.
• Volume: 20 mL.
• ATENÇÃO: fazer a diluição a seguir de imediato.
Diluição
• Diluente: Cloreto de Sódio 0,9%.
• Volume: 100 mL.
• Estabilidade após diluição com Cloreto de Sódio 0,9%: Usar em até 4 h.
• Tempo de infusão: 30 a 40 minutos.
USO INJETÁVEL – DOSES
• doses em termos de amoxicilina.
Adultos e crianças acima de 12 anos
• 1 g de amoxicilina, de 8 em 8 horas. Em infecções graves aplicar a injeção a cada 4 ou 6 horas.
Idosos
• podem requerer doses menores em função da condição renal.
Crianças de 3 meses a 12 anos
• 25 mg de amoxicilina por kg de peso corporal, de 8 em 8 horas. Em infecções graves aplicar a injeção de 6 em 6 horas.
Recém-nascidos e crianças até 3 meses:
• 25 mg de amoxicilina por kg de peso corporal, a cada 12 horas, aumentando a frequência para 8 em 8 horas após o período perinatal.
Classe B.
Amoxicilina é eliminada no leite; o ácido clavulânico não se sabe.
Histórico de reação alérgica a penicilina ou a cefalosporina; mononucleose infecciosa (podem ocorrer erupções cutâneas).
Diminuição da função renal (pode ser necessário reduzir a dose e/ou aumentar o intervalo de administração); histórico de doença gastrintestinal, particularmente colite (pode ocorrer colite pseudomembranosa com o uso de cefalosporinas).
GASTRINTESTINAL: diarreia.
A amoxicilina + ácido clavulânico:
• pode diminuir a ação de: anticoncepcional oral.
• pode antagonizar a ação de: aminoglicosídeo.
• pode ter sua ação aumentada por: probenecida.
• pode aumentar o risco de ocorrer erupção cutânea com: alopurinol.
O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.
| Medicinanet Informações de Medicina S/A Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501 Porto Alegre, RS 90.040-340 Cnpj: 11.012.848/0001-57 | (51) 3093-3131 info@medicinanet.com.br |
MedicinaNET - Todos os direitos reservados.