Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Desogestrel

DESOGESTREL (ORAL) (nome genérico) (substância ativa)

 

Referência

CERAZETTE (Organon)

 

Genérico

Não

 

Similar

KELLY (Sigma Pharma)

 

Uso oral

Comprimido 75 mcg

CERAZETTE

 

O que é

Anticoncepcional [progestogênio; hormônio sexual].

 

Para que serve

Gravidez (prevenção da).

 

Como age

Ao contrário das pílulas tradicionais com progestogênio isolado, o principal efeito contraceptivo é a inibição da ovulação. Também aumenta a viscosidade do muco cervical.

Absorção: é rapidamente absorvido e convertido em etonogestrel. Eliminação: urina e fezes.

 

Como se usa

USO ORAL - DOSES

     doses em termos de DESOGESTREL.

 

ADULTOS (mulheres)

     tomar com um copo de água, sempre à mesma hora do dia, na ordem indicada pelas setas impressas na cartela.Tomar um comprimido por dia durante 28 dias consecutivos. Cada cartela subsequente deve ser iniciada imediatamente após o término da anterior.

 

COMO INICIAR A ADMINISTRAÇÃO:

     sem ter utilizado nenhum anticoncepcional hormonal no último mês: iniciar no 1º dia do ciclo menstrual natural (no primeiro dia da menstruação). Também pode-se iniciar entre o 2º e o 5º dia, mas durante o primeiro ciclo recomenda-se utilizar um método contraceptivo de barreira (camisinha) nos primeiros 7 dias de tratamento.

     se estiver tomando um contraceptivo hormonal oral combinado e for trocar por DESOGESTREL: iniciar o DESOGESTREL no dia seguinte da tomada do último comprimido ativo do contraceptivo oral combinado utilizado anteriormente.

     se estiver utilizando um contraceptivo hormonal à base de progestogênio isolado (minipílula, injeção, implante) e for trocar por DESOGESTREL: a troca da minipílula por DESOGESTREL pode ser feita em qualquer dia; no caso de implante a troca deve ser feita no dia da retirada do implante; no caso de medicamento injetável a troca deve ser feita no dia em que seria administrada a próxima injeção. Em todos esses casos, a mulher deve ser aconselhada a utilizar um método de barreira (camisinha) para evitar a gravidez, pelo menos durante os primeiros 7 dias de tratamento com DESOGESTREL.

     após aborto (no primeiro trimestre de gestação): pode-se iniciar imediatamente a tomada do DESOGESTREL.

     após parto ou pós-aborto (no segundo trimestre de gestação): iniciar DESOGESTREL de 21 a 28 dias após o parto ou aborto. Quando iniciar depois deste período, durante os primeiros 7 dias de tratamento recomenda-se utilizar também um método de barreira (camisinha) para evitar a gravidez. No entanto, se a mulher já tiver tido alguma relação sexual antes de iniciar o tratamento, deve-se afastar a possibilidade de gravidez antes de iniciar o DESOGESTREL, ou então deve-se esperar que ocorra a primeira menstruação para se iniciar o tratamento anticoncepcional.

 

Cuidados especiais

Risco na gravidez

Classificação não disponibilizada; não usar.

 

Amamentação

Eliminado em pequena quantidade no leite materno, mas não há indicação de que cause dano à saúde da criança.

 

Não usar o produto

Doença grave do fígado; doença tromboembólica ativa; durante a gravidez; durante imobilização prolongada (por cirurgia ou doença); sangramento urinário não diagnosticado; sangramento uterino ou genital não diagnosticado; tromboflebite ativa; tumor de mama.

 

Avaliar riscos x benefícios

Diabetes mellitus (acompanhar clinicamente a paciente); história de doença tromboembólica.

 

Reações mais comuns (sem incidência definida)

DERMATOLÓGICO: espinhas.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL: alterações do humor.

ENDÓCRINO-METABÓLICO: aumento de peso; dor nas mamas; irregularidades de sangramento.

GASTRINTESTINAL: náusea.

 

Atenção com outros produtos

O DESOGESTREL:

 

     pode ter sua ação diminuída por: hidantoína; barbiturato; primidona; carbamazepina; rifampicina; oxcarbazepina; rifabutina; troglitazona; felbamato; griseofulvina. Em todos estes casos, utilizar um método anticoncepcional de barreira (camisinha) por pelo menos 7 dias após a suspensão do produto (Atenção: no caso da rifampicina estender por 28 dias o uso do método de barreira; se, entretanto, o uso de qualquer desses produtos for de longa data, o DESOGESTREL não deve ser utilizado como método anticoncepcional, devendo-se utilizar um método não hormonal).

     pode ter sua absorção diminuída por: carvão ativado.

 

Outras considerações importantes

     siga as instruções de bula do fabricante.

REMÉDIOS COM DESOGESTREL EM SUA COMPOSIÇÃO

Cerazette
Femina
Gestradiol
Gracial
Kelly
Malu
Mercilon
Microdiol
Minian
Primera

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal