FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Finasterida

Finasterida (Oral) (substância ativa)

Referência: Propecia (Merck Sharp); Proscar (Merck Sharp)

Genérico: assinalado com G

Similar: Finastil (Sigma Pharma); Flaxin (Merck); Nasterid A (Ativus); Prostide (Libbs)

 

Uso oral

Comprimido 1 mg (para alopécia androgenética): Propecia; G

Comprimido 5 mg (para hiperplasia prostática benigna): Proscar; G

 

O que é

antiandrogênio [4-azasteroide; inibidor específico da 5alfa-redutase do tipo II].

 

Para que serve

hiperplasia prostática (benigna) (tratamento e controle); calvície (de padrão masculino) (alopecia androgenética).

 

Como age

inibidor específico da 5-alfa-redutase do tipo II (não tem afinidade pelo receptor androgênico). A inibição dessa enzima impede a conversão periférica da testosterona em androgênio mais potente, diidrotestosterona (DHT) que parece ser o principal androgênio responsável pela estimulação do crescimento da próstata. Na calvície de padrão masculino: os folículos capilares contêm 5-alfa-redutase do tipo II. Em homens com alopecia androgenética a área calva possui folículos capilares menores e quantidades aumentadas de DHT. A administração de Finasterida a esses homens diminui a concentração de DHT sérica e no couro cabeludo. A Finasterida inibe o processo responsável pela redução do tamanho dos folículos capilares do couro cabeludo, levando a um aumento do crescimento, diminuição da queda e melhora da aparência dos cabelos. Absorção: gastrintestinal rápida; alimentos não interferem. Biotransformação: no fígado (cicocromo P450 3A4); identificados 2 metabólitos com pouca atividade inibitória da 5-alfa-redutase. Ação - tempo para efeito máximo (pico): 8 horas após dose; duração da ação após dose única: 24 horas. Eliminação: fezes (57%, como metabólitos); urina (39%, como metabólitos).

 

Como se usa

Uso oral – Doses

•doses em termos de Finasterida.

•com ou sem alimento; procurar tomar sempre à mesma hora

do dia.

Adultos (do sexo masculino)

hiperplasia prostática benigna: 5 mg em dose única diária. alopécia androgenética: 1 mg em dose única diária.

Idosos: mesma dose de adultos.

Paciente com insuficiência renal: não é necessário ajuste de doses em pacientes com clearance de creatinina até 9 mL/minuto.

 

Cuidados especiais

Risco na gravidez

Classe X

 

Não usar o produto

mulher grávida ou que possa engravidar (ver OUTRAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES); criança.

 

Avaliar riscos x Benefícios

diminuição da função do fígado (pode diminuir o metabolismo da Finasterida); diminuição do fluxo urinário ou grande volume urinário residual (possibilidade de presença de obstrução urinária).

 

Reações mais comuns (sem incidência definida):

Endócrino-metabólico: aumento do volume e da sensibilidade da mama; diminuição do desejo sexual; diminuição do volume de ejaculação; impotência sexual.

As reações acima tendem a ser menos incidentes com a Finasterida utilizada nos casos de alopécia androgenética, quando se usam doses cinco vezes menores que na hiperplasia prostática benigna.

 

Outras considerações importantes

•a Finasterida não se destina a mulheres; se usada em grávidas; há risco de má formação da genitália externa em fetos do sexo masculino.

•companheiras de pacientes em tratamento com a Finasterida, que estejam grávidas (ou possam vir a ficar) não devem manipular comprimidos quebrados ou esfarelados de Finasterida.

•o produto diminui os níveis de PSA (antígeno prostático específico). Em tratamentos a longo prazo na hiperplasia prostática benigna, os níveis de PSA diminuem cerca de 50%; portanto, nestes tratamentos a longo prazo, multiplicar por 2 o valor laboratorial encontrado de PSA para efeito das avaliações médicas. Também qualquer aumento sustentado dos valores de PSA durante o tratamento com a Finasterida deve ser cuidadosamente avaliado, inclusive considerando uma possível não aderência do paciente ao tratamento.

•nem todos os pacientes respondem bem a essa medicação. O produto precisa de pelo menos 6 meses de utilização na hiperplasia prostática benigna e provavelmente deverá ser usado por muito tempo. Ele não cura a hiperplasia, apenas ajuda a controlá-la.

•na alopécia androgenética os resultados demoram cerca de 3 meses para aparecer e permanecem apenas se o tratamento for mantido. Suspenso o tratamento, os cabelos ganhos costumam cair depois de 1 ano.

•realizar periodicamente: toque retal (na hiperplasia prostática benigna, para eventual detecção de câncer de próstata).

•a Finasterida não demonstrou ainda benefícios no câncer de próstata.

REMÉDIOS COM FINASTERIDA EM SUA COMPOSIÇÃO

Alfasin
Capyla Hair
Fendical
Finalop
Finastec
Finastil
Flaxin
Nasterid
Nasterid-a
Pracap
Pro Hair
Pronasteron
Prostide
Reduscar

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal