FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Naratriptana

Naratriptana (oral) (substância ativa)

Referência: naramig (GlaxoSmithKline)

Genérico: assinalado com G

Similar: naratrin (EMS)

 

cloridrato de naratriptana equivalente a naratriptana 

Uso oral

Comprimido 2,5 mg: naramig; naratrin; G

 

O que é

antienxaquecoso [agonista seletivo da serotonina].

 

Para que serve

enxaqueca (tratamento das crises agudas).

Atenção: o produto não deve ser usado para prevenção de crises de enxaqueca e nem para controle da enxaqueca hemiplégica, basilar ou oftalmoplégica.

 

Como age

o naratriptano é uma estimulante seletivo dos receptores subtipo 1 da serotonina, encontrados principalmente em vasos sanguíneos intracranianos. Em animais o produto contrai seletivamente a circulação arterial da carótida e há evidências que também inibe a atividade nervosa do trigêmeo. Ambas as ações contribuem para a ação antienxaquecosa do naratriptano.

 

Como se usa

Uso oral – Doses

•doses em termos de Naratriptana.

•ingerir o produto com um copo cheio de água, logo no início

da crise.

Adultos (18 a 65 anos)

iniciar com 2,5 mg. Se os sintomas se agravarem, uma segunda dose de 2,5 mg pode ser administrada desde que seja respeitado um intervalo mínimo de 4 horas entre as doses.

Limite de dose para adultos: 5 mg por dia.

Limite de doses para paciente com insuficiência renal: 2,5 mg por dia. O produto é contra-indicado em insuficiência renal grave (clearance de creatinina menor que 15 mL por minuto).

Limite de doses para paciente com insuficiência hepática: 2,5 mg por dia. O produto écontra-indicado em insuficiência hepática grave(Child-Pugh grau C).

Atenção: quando não há resposta à primeira dose, é pouco provável que uma segunda dose traga benefícios importantes na mesma crise.

 

Cuidados especias

Risco na gravidez

Classe C

 

Amamentação

não se sabe se é eliminado no leite.

 

Não usar o produto

adulto acima de 65 anos, adolescente e criança (não há estudos disponíveis); angina de Prinzmetal ou vasoespasmo coronariano; antecedente de infarto agudo do miocárdio ou cardiopatia isquêmica; como profilático das crises de enxaqueca e nem para controle da enxaqueca hemiplégica, basilar ou oftalmoplégica; doença vascular periférica com sintomas graves; hipersensibilidade a sulfonamida (o produto contém um grupo sulfamídico na fórmula); hipertensão grave não controlada; histórico de acidente vascular cerebral ou ataque isquêmico transitório; insuficiência hepática grave; insuficiência renal grave; junto com derivado do ergot (esporão do centeio), com a metisergida ou com o sumatriptano; paciente com risco de doença coronariana (muheres após a menopausa; homens acima de 40 anos).

 

Reações que podem ocorrer (sem incidência definida)

Gastrintestinal: boca seca; náusea.

Musculoesquelético: fraqueza; parestesia (ver Apêndice).

Respiratório: opressão no peito.

Sistema nervoso central: fadiga; sonolência; tontura.

Outros: dor.

 

Atenção com outros produtos

A Naratriptana

•deve respeitar um intervalo de 24 horas (pelo risco de vasoconstrição prolongada) com: metisergida; diidroergotamina; ergotamina; outro produto semelhante ao naratriptano (sumatriptano, zolmitriptano).

•pode ocasionar fraqueza, aumentos dos reflexos e incoordenação com: serotoninérgico (ver Apêndice) (fluoxetina, paroxetina, sertralina, fluvoxamina).

 

Outras considerações importantes

•cuidado ao dirigir ou executar tarefas que exijam atenção.

•o produto só deve ser utilizado quando houver diagnóstico claro de enxaqueca e não está indicado nem para a prevenção da enxaqueca e nem para tratamento da dor de cabeça comum.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal