Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Naratriptano

NARATRIPTANO (ORAL) (nome genérico) (substância ativa)

 

Marca comercial

NARAMIG (GlaxoSmithKline); NARATRIN (EMS)

 

Genérico

Não

 

Cloridrato de NARATRIPTANO equivalente a NARATRIPTANO

Uso oral

Comprimido 2,5 mg

NARAMIG; NARATRIN

 

O que é

Antienxaquecoso [agonista seletivo da serotonina].

 

Para que serve

Enxaqueca (tratamento das crises agudas).

ATENÇÃO: o produto não deve ser usado para prevenção de crises de enxaqueca e nem para controle da enxaqueca hemiplégica, basilar ou oftalmoplégica.

 

Como age

O NARATRIPTANO é uma estimulante seletivo dos receptores subtipo 1 da serotonina, encontrados principalmente em vasos sanguíneos intracranianos. Em animais o produto contrai seletivamente a circulação arterial da carótida e há evidências que também inibe a atividade nervosa do trigêmeo. Ambas as ações contribuem para a ação antienxaquecosa do NARATRIPTANO.

 

Como se usa

USO ORAL - DOSES

     doses em termos de NARATRIPTANO.

     ingerir o produto com um copo cheio de água, logo no início da crise.

 

ADULTOS (18 a 65 anos): iniciar com 2,5 mg. Se os sintomas se agravarem, uma segunda dose de 2,5 mg pode ser administrada desde que seja respeitado um intervalo mínimo de 4 horas entre as doses.

LIMITE DE DOSE PARA ADULTOS: 5 mg por dia.

 

LIMITE DE DOSES PARA PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA RENAL: 2,5 mg por dia. O produto é contra-indicado em insuficiência renal grave (clearance de creatinina menor que 15 mL por minuto).

 

LIMITE DE DOSES PARA PACIENTE COM INSUFICIÊNCIA HEPÁTICA: 2,5 mg por dia. O produto é contra-indicado em insuficiência hepática grave (Child-Pugh grau C).

 

ATENÇÃO: quando não há resposta à primeira dose, é pouco provável que uma segunda dose traga benefícios importantes na mesma crise.

 

Cuidados especias

Risco na gravidez

Classe C.

 

Amamentação

Não se sabe se é eliminado no leite.

 

Não usar o produto

Adulto acima de 65 anos, adolescente e criança (não há estudos disponíveis); angina de Prinzmetal ou vasoespasmo coronariano; antecedente de infarto agudo do miocárdio ou cardiopatia isquêmica; como profilático das crises de enxaqueca e nem para controle da enxaqueca hemiplégica, basilar ou oftalmoplégica; doença vascular periférica com sintomas graves; hipersensibilidade a sulfonamida (o produto contém um grupo sulfamídico na fórmula); hipertensão grave não controlada; histórico de acidente vascular cerebral ou ataque isquêmico transitório; insuficiência hepática grave; insuficiência renal grave; junto com derivado do ergot (esporão do centeio), com a metisergida ou com o sumatriptano; paciente com risco de doença coronariana (muheres após a menopausa; homens acima de 40 anos).

 

Reações que podem ocorrer (sem incidência definida)

GASTRINTESTINAL: boca seca; náusea.

MUSCULOESQUELÉTICO: fraqueza; parestesia (ver Apêndice).

RESPIRATÓRIO: opressão no peito.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL: fadiga; sonolência; tontura.

OUTROS: dor.

 

Atenção com outros produtos

O NARATRIPTANO:

 

     deve respeitar um intervalo de 24 horas (pelo risco de vasoconstrição prolongada) com: metisergida; diidroergotamina; ergotamina; outro produto semelhante ao NARATRIPTANO (sumatriptano, zolmitriptano).

     pode ocasionar fraqueza, aumentos dos reflexos e incoordenação com: serotoninérgico (ver Apêndice) (fluoxetina, paroxetina, sertralina, fluvoxamina).

 

Outras considerações importantes

     cuidado ao dirigir ou executar tarefas que exijam atenção.

     o produto só deve ser utilizado quando houver diagnóstico claro de enxaqueca e não está indicado nem para a prevenção da enxaqueca e nem para tratamento da dor de cabeça comum.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal