FECHAR

MedicinaNET

Home

Pacientes que permanecem mais de 6h no pronto-socorro e superlotação

Pacientes que permanecem mais de 6h no pronto-socorro e superlotação

 

Pacientes do pronto-socorro que permanecem mais de 6h contribuem para superlotação.

Emergency department patients who stay more than 6 hours contribute to crowding. J Emerg Med 2009; early release on line, 2009 [Link para Abstract].

 

Fator de impacto da revista (journal of emergency medicine): 0,813

 

Contexto Clínico

            Pacientes que permanecem por tempo prolongado no pronto-socorro (PS) podem contribuir para a superlotação do PS uma vez que utilizam leitos e tempo dos funcionários que, de outra forma, seriam utilizados para pacientes novos que chegam ao serviço de emergências. Desta forma os autores objetivaram avaliar e descrever os pacientes que permanecem por mais de 6h no pronto-socorro e determinar sua associação com medidas de superlotação do PS. 

 

O Estudo

            Foi um estudo observacional retrospectivo, realizado uma única instituição (um pronto-socorro urbano, acadêmico), durante o período de um ano. A referida instituição é um centro de atenção terciário com atendimento pediátrico e adulto, incluindo trauma. Foram comparados pacientes que permaneciam 6h ou mais no pronto-socorro com pacientes que permaneciam menos de 6h. Este limite foi adotado a priori por ser um marcador de qualidade de atendimento de urgência da Blue Cross-Blue Shield e por ser duas vezes o tempo da média de duração de visitas ao pronto-socorro.

 

Resultados

            Dos 96.562 pacientes vistos no PS durante o período do estudo, 16.017 (17%) permaneceram mais de 6h (sendo que destes, 51% foram internados). Quando havia pelo menos um paciente permanecendo mais de 6h no PS, em 60% do tempo havia pelo menos um paciente adicional esperando na sala de espera para deitar num leito do PS. A taxa de evasão hospitalar (pacientes que deixam o PS sem atendimento) foi de 0,34 pacientes/h quando não havia pacientes no PS por mais de 6h contra 0,77 pacientes/h quando havia pacientes com mais de 6h de permanência no PS (p<0,001). Quando o PS apresentava mais de 3 pacientes com permanência acima de 6h, uma tendência foi observada entre aumento do número de pacientes com permanência maior que 6h e desvios de ambulâncias (ambulance diversion) para outros serviços de urgência (p=0,011). Os autores concluem que em seu serviço de emergências, a existência de pacientes no pronto-socorro que permanecem mais de 6h está associada à superlotação.

 

Aplicações para a Prática Clínica

            A questão da superlotação no pronto-socorro é uma situação comum e frequentemente encontrada em serviços de emergência ao redor do mundo. No Brasil a situação é bem conhecida de todos os médicos que atuam em serviços de emergência. Muitas hipóteses têm sido formuladas sobre as causas da superlotação, bem como estratégias para minimizá-la. Recentemente discutiu-se neste site um artigo sobre uma das causas de superlotação – o longo tempo para admitir pacientes com indicação de internação (ver comentário de artigo – Resolvendo o PS cheio: mais leitos ou admissões mais rápidas?). No presente estudo, embora seja um estudo retrospectivo em um único centro, os autores demonstraram que, em seu serviço, a permanência de pacientes por mais de 6h no pronto-socorro está associada à superlotação. Este achado corrobora a idéia de que, mais do que uma demanda excessiva, a longa permanência de alguns pacientes no pronto-socorro está associada a superlotação dos serviços de emergência. Assim, este editor acredita que uma forma de minimizar a superlotação é tentar minimizar o tempo de permanência de pacientes no pronto-socorro, através do manejo de leitos hospitalares para otimizar sua utilização de forma a agilizar as admissões de pacientes com indicação de internação no pronto-socorro.

 

Bibliografia

1. Henneman PL, Nathanson BH, Li H, Smithline HA, Blank FSJ, Santoro JP, Maynard AM, Provost DA, Henneman EA. Emergency department patients who stay more than 6 hours contribute to crowding. J Emerg Med 2009; disponível on line desde janeiro 2009.

Comentários

Por: wilson em 16/01/2012 às 14:44:57

"Infelismente existem pessoas que nao nasceram pra medicina e estao entrando na area pra ganhar dinheiro, ou seja dao mais prioridade ao dinheiro do que a vida e a saude! acho que deveriam procurar fazer o que ralmente gostam com certaza seriam felizes!"