FECHAR

MedicinaNET

Home

USG para diagnóstico de pneumonia no pronto-socorro

USG para diagnóstico de pneumonia no pronto-socorro

 

Avaliação do ultra-som de pulmão para diagnóstico de pneumonia no departamento de emergências.

Evaluation of lung ultrasound for the diagnosis of pneumonia in the ED. Am J Emerg Med 2009; 27:379–384 [Link para Abstract].

 

Fator de impacto da revista (Am J Emerg Med): 1,164

 

Contexto Clínico

            Pneumonia adquirida na comunidade é uma condição comum em adultos e potencialmente grave. É também a única infecção respiratória aguda na qual atraso na instituição de antibioticoterapia está associada a aumento na mortalidade. Desta forma, um diagnóstico rápido e correto é imprescindível. O diagnóstico baseia-se na clínica e na radiografia de tórax, entretanto a radiografia de tórax pode apresentar algumas limitações, particularmente no pronto-socorro, em virtude da condição clínica dos pacientes, demora na realização do exame e, algumas vezes, variabilidade interobservador na sua interpretação. Por outro lado, embora a tomografia de tórax seja o padrão ouro para o diagnóstico de pneumonia, ela nem sempre está disponível, o tempo para sua realização pode ser mais longo que o da radiografia de tórax, há uma grande dose de radiação e seu custo é elevado. Assim, este estudo objetivou avaliar a habilidade do ultrassom de pulmão realizado à beira do leito na confirmação de uma suspeita de pneumonia e se sua integração à prática clínica habitual de emergências é factível.

 

O Estudo

            Os autores realizaram ultrassom de pulmão nos pacientes adultos admitidos no pronto-socorro com suspeita de pneumonia. Subsequentemente foi realizada radiografia de tórax em todos os pacientes. Tomografia computadorizada de tórax foi realizada apenas nos pacientes com ultrassom de pulmão positivo e radiografia de tórax negativa. Os pacientes com pneumonia confirmada foram reavaliados após 10 dias para avaliar sua condição clínica após a antibioticoterapia.

 

Resultados

            Foram avaliados 49 pacientes e pneumonia foi confirmada em 32 pacientes (65,3%). Neste grupo houve 31 ultrassons de pulmão positivos (96,9%) e 24 radiografias de tórax positivas (75%). Em 8 casos (25%), o ultrassom de pulmão foi positivo e a radiografia de tórax foi negativa. Neste grupo a tomografia de tórax confirmou os achados do ultrassom em todos os casos. Em apenas um caso a radiografia de tórax foi positiva e o ultrassom de pulmão foi negativo. O seguimento foi consistente com o diagnóstico em todos os casos. Os autores concluem que, considerando que o ultrassom de pulmão é uma técnica não invasiva, disponível à beira do leito, rápida e confiável, os resultados deste estudo sugerem que ele possa ter um papel significativo na avaliação de pacientes com suspeita de pneumonia no departamento de emergências. Ressaltam que esta sugestão é plausível mesmo considerando-se que não foi possível avaliar a sensibilidade e a especificidade do ultrassom de pulmão neste estudo, uma vez que a tomografia de tórax, que é o padrão ouro para o diagnóstico de pneumonia, não foi realizada em todos os pacientes.

 

Aplicações para a Prática Clínica

            Como muito corretamente ressaltam os autores na conclusão do estudo, este estudo não deve ser utilizado para definir a sensibilidade e especificidade do ultrassom de pulmão no diagnóstico de pneumonia em pacientes no pronto-socorro. É um estudo com importantes falhas metodológicas, particularmente o fato de o exame padrão ouro para o diagnóstico de pneumonia (tomografia computadorizada de tórax) não ter sido realizado em todos os pacientes, tendo sido feito apenas em casos selecionados, levando a viés. A realização do teste diagnóstico padrão ouro para o diagnóstico de determinada condição é uma das principais características de boa qualidade de estudos que avaliam testes diagnósticos2. Além disso, o estudo é pequeno e foi realizado em apenas um centro, o que dificulta a generalização de seus resultados para outras populações. De qualquer forma, o estudo é interessante pois, a despeito de todas estas falhas metodológicas, de fato, sugere que o ultrassom de pulmão tenha algum papel na avaliação diagnóstica de pneumonias em pacientes admitidos no pronto-socorro. Entretanto, esta sugestão deve ser avaliada num estudo maior, de preferência multicêntrico, e com desenho adequado para avaliação de testes diagnósticos.

 

Bibliografia

1. Parlamento S, Copetti R, Bartolomeo SD. Evaluation of lung ultrasound for the diagnosis of pneumonia in the ED. Am J Emerg Med 2009; 27(4):379–384.

2. Jaeschke R, Guyatt G, Sackett DL, the Evidence-Based Medicine Working Group. Users' Guides to the Medical Literature: III. How to Use an Article About a Diagnostic Test A. Are the Results of the Study Valid? JAMA 1994; 271(5):389-391.