FECHAR

MedicinaNET

Home

Corticóide para pré-escolares com chiado induzido por infecção viral

Corticóide para pré-escolares com chiado induzido por infecção viral

 

Prednisolona oral para pré-escolares com chiado agudo induzido por vírus.

Oral prednisolone for preschool children with acute virus-induced wheezing. N Engl J Med. 2009;360(4):329-38 [Link para Abstract].

 

Fator de impacto da revista (new england journal of medicine): 52,589

 

Contexto Clínico

            Crises de chiado ou sibilância induzidas por infecções virais do trato respiratório superior são comuns em pré-escolares de 10 meses a 6 anos de idade. A maioria destas crianças tem poucos ou nenhum sintoma respiratório entre as crises e não apresenta eosinofilia crônica de trato respiratório inferior. Um curso de prednisolona oral de curta duração é amplamente utilizado para tratar crianças desta faixa etária com chiado que procuram o hospital. Entretanto as evidências relacionadas à eficácia desta conduta, nesta faixa etária, são conflitantes. Para se estudar esta questão, os autores realizaram um ensaio clínico de prednisolona oral para pré-escolares com chiado.

 

O Estudo

            Trata-se de um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, placebo controlado que comparou um curso de prednisolona oral de 5 dias (10 mg/dia para crianças de 10 a 24 meses de idade e 20 mg/dia para crianças mais velhas) com  placebo em 687 crianças (343 no grupo da prednisolona e 344 no grupo placebo) com idade entre 10 e 60 meses. As crianças incluídas se apresentaram a 3 hospitais ingleses com crise de chiado associado a infecção viral. A análise foi por intenção de tratar. O desfecho primário foi a duração da hospitalização. Os desfechos secundários foram o escore de um instrumento de avaliação respiratória de pré-escolares (escore PRAM - “Preschool Respiratory Assessment Measure”), o uso de albuterol (fenoterol) e um escore de sintomas realizado no sétimo dia de evolução.

 

Resultados

            Não houve diferença do tempo de hospitalização entre o grupo placebo e o grupo prednisolona (13,9 horas X 11,0 horas; RR:0,90 IC 95% 0,77 – 1,05). Também não houve nenhuma diferença significativa entre os dois grupos de estudo quanto aos desfechos secundários ou incidência de efeitos colaterais. Os autores concluem que em crianças pré-escolares que procuram o pronto-socorro com chiado leve a moderado associado a infecção viral de vias aéreas superiores, a prednisolona oral não foi superior ao placebo.

 

Aplicações para a Prática Clínica

             As crianças na idade pré-escolar apresentam, em média, 6 a 8 infecções de vias aéreas superiores (IVAS) por ano.  A frequência de episódios virais do trato respiratório associados a crises de chiado é elevada e o uso indiscriminado de corticóide nestes casos é bem conhecido.

            Este estudo nos leva a refletir sobre este uso abusivo, uma vez que não foi demonstrado o benefício do corticóide. O assunto é bastante controverso, já que existem estudos que mostram resultados semelhantes e outros com resultados discordantes. De qualquer forma os resultados deste estudo precisam ser considerados, uma vez que foi o único estudo que utilizou o escore PRAM, considerado um instrumento fidedigno de avaliação pulmonar.

            Além disto, é fundamental considerarmos os eventos adversos a curto e longo prazo de cursos repetidos de corticóide, com possível impacto no peso e estatura.

            Assim acreditamos que o corticóide não deve ser utilizado em casos leves e moderados de crises de chiado associadas a infecções virais. Para casos graves são necessários estudos futuros que esclareçam o risco-benefício desta terapêutica.

 

Bibliografia

1. Panickar J, Lakhanpaul M, Lambert PC, Kenia P, Stephenson T, Smyth A, Grigg J. Oral prednisolone for preschool children with acute virus-induced wheezing. N Engl J Med. 2009;360(4):329-38.