FECHAR

MedicinaNET

Home

Recomendações esportivas após artroplastia total do quadril e joelho

Recomendações esportivas após artroplastia total do quadril e joelho

 

Recomendações de atividade após artroplastia total de quadril e joelho: uma pesquisa entre os cirurgiões da Academia Americana de Quadril e Joelho1. (Link para Abstract)

 

Fator de impacto da revista (Journal of Arthroplasty): 1,556

 

Contexto Clínico

            Historicamente a artroplastia total de quadril e joelho era indicada para o tratamento da dor. Recentemente, o avanço na tecnologia da artroplastia e o novo perfil do paciente com artrose mudou esse cenário. Hoje em dia, cada vez mais pacientes procuram a artroplastia com o objetivo de voltar a um estilo de vida mais ativo. Estes pacientes, em geral, são mais jovens que anteriormente e alguns desejam inclusive retornar à prática esportiva. O impacto dessa atividade esportiva na artroplastia ainda não é bem conhecido.

 

O Estudo

            Foram entregues 657 questionários a cirurgiões da Sociedade Americana de Cirurgiões de Quadril e Joelho durante sua reunião anual de 2007. Destes questionários, 139 foram respondidos. O questionário perguntava sobre as recomendações de cada cirurgião com relação a 15 atividades esportivas. O médico deveria responder se permitia cada esporte sem limitações, com moderação ou se desencorajava a atividade. Os cirurgiões eram também questionados sobre o número de artroplastias primárias e revisões que realizava anualmente.

 

Resultados

            Os resultados encontram-se na tabela 1. Houve consenso entre os cirurgiões na autorização para os pacientes praticarem: caminhada no plano, subir/descer escadas, bicicleta no plano, natação e golfe. Por outro lado, a grande maioria desencorajava a corrida e o esqui em terreno difícil. Os membros da academia tenderam a ser mais liberais nas artroplastias de quadril do que de joelho. Cirurgiões com maior número de cirurgias de revisão foram mais liberais nas recomendações do que cirurgiões não habituados a cirurgias de revisão.

 

Aplicações para a prática clínica

            A conduta no passado com relação à artrose de quadril e joelho refratária ao tratamento conservador era a realização da artroplastia apenas quando o paciente apresentava dor muito intensa. Com o aumento da sobrevida das artroplastias e com a mudança do perfil de paciente com artrose, muitos procuram esta cirurgia mais precocemente e com objetivo de manter ou voltar a ter uma vida extremamente ativa. A literatura ainda é muito escassa sobre este assunto. Kilgus et al 2 demonstraram uma taxa de revisão a longo prazo duas vezes maior em pacientes que realizavam atividades atléticas, enquanto Dubs et al 3 relataram uma taxa de revisão maior em pacientes inativos. Entretanto, ambos os artigos têm mais de 15 anos e talvez não sejam condizentes com a atual tecnologia das artroplastias. O autor deste estudo sugere como conduta a decisão conjunta com o paciente em relação à atividade pós artroplastia. O paciente deve optar por uma vida mais ativa com um risco teórico aumentado de revisão no futuro, ou uma vida menos ativa com a vantagem teórica de uma sobrevida maior de sua artroplastia.

 

Tabela1: Recomendações esportivas pós artroplastias totais do quadril e joelho

 

Bibliografia

1.     Swanson EA, Schmalzried TP, Dorey FJ. Activity recommendations after total hip and knee arthroplasty: a survey of the American Association for Hip and Knee Surgeons. J Arthroplasty. 2009 Sep;24(6 Suppl):120-6.

2.     Kilgus DJ, Dorey FJ, Finerman GA. Patient activity, sports participation, and impact loading of the durability of cemented total hip replacements. Clin Orthop 1991;269:25.

3.     Dubs L, Gschwend N, Munzinger U. Sport after total hip arthroplasty. Arch Orthop Trauma Surg 1983; 101:161.