FECHAR

MedicinaNET

Home

Tempo de Tratamento para CMV Congênito Sintomático

Contexto Clínico

         O citomegalovírus (CMV) congênito é a principal causa não genética de perda auditiva neurossensorial e é a causa viral conhecida mais frequente de retardo mental. A infecção congênita por CMV  afeta 0,6 a 0,7% dos nascidos vivos nos países industrializados. Cerca de 10% dos recém-nascidos com infecção congênita têm doença sintomática ao nascimento, dos quais 35% têm perda auditiva neurossensorial, até dois terços têm déficits neurológicos, e 4% morrem durante o período de recém-nascido. Apesar da infecção por CMV congênita ser proporcionalmente rara, ela é responsável por 21% das crianças com perda no momento do nascimento e 24% das pessoas com perda auditiva aos quatro anos de idade. Daí a necessidade de se conhecer a melhor forma terapêutica para esta doença.

 

O Estudo

         Foi realizado um estudo randomizado, controlado por placebo com valganciclovir em recém-nascidos com CMV congênito sintomático, comparando seis meses com seis semanas de tratamento. O desfecho primário foi a alteração auditiva na melhor orelha (audição "best-ear") a partir da linha de base até seis meses. Os desfechos secundários incluíram a alteração na audição de linha de base para o acompanhamento aos 12 e 24 meses e os resultados do desenvolvimento neurológico.

         Um total de 96 recém-nascidos foram submetidos à randomização, dos quais 86 tinham dados de acompanhamento de seis meses que poderiam ser avaliados. A audição na melhor orelha em seis meses foi semelhante no grupo de seis meses e o grupo seis semanas de tratamento (2 e 3 participantes, respectivamente, tiveram melhora, 36 e 37 não tiveram mudança; e 5 e 3 tiveram piora; P = 0,41) . O total de audição dos ouvidos (audição em uma ou ambas as orelhas que puderam ser avaliados) foi melhor ou permaneceu normal aos 12 meses mais no grupo de seis meses do que no grupo de seis semanas (73% vs 57%, P = 0,01). O benefício na audição total foi mantida em 24 meses (77% vs. 64%, P = 0,04). Aos 24 meses, o grupo de seis meses, em comparação com o grupo de seis semanas, teve pontuação melhor em desenvolvimento neurológico nas Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil e da criança no componente de linguagem (P = 0,004) e no escala de comunicação (P = 0,003). Neutropenia Grau 3 ou 4 ocorreu em 19% dos participantes durante as primeiras seis semanas. Durante os próximos 4,5 meses de estudo, neutropenia de grau 3 ou 4 ocorreu em 21% dos participantes no grupo de seis meses, e de 27% do que aqueles no grupo de seis semanas (P = 0,64).

 

Aplicações Práticas

         Este interessante estudo na faixa neonatal demonstra resultados importantes em termos de tratamento da doença congênita sintomática por CMV. Demonstrou-se que o uso do valganciclovir por seis meses, em comparação com seis semanas, não melhora a audição em curto prazo, mas melhora os resultados auditivos e de desenvolvimento modestamente, em longo prazo. Dados os custos do tratamento, é algo a ser discutido na condução destes casos, visto que a surdez é algo impactante na vida de qualquer indivíduo.

 

Bibliografia

Kimberlin DW et al. Valganciclovir for symptomatic congenital cytomegalovirus disease. N Engl J Med2015 Mar 5; 372:933. (http://dx.doi.org/10.1056/NEJMoa1404599)