FECHAR

MedicinaNET

Home

Terapia Cognitiva para Recorrência de Depressão

Contexto Clínico

Indivíduos com histórico de depressão recorrente têm um alto risco de recaída ou recorrência depressiva repetida. Antidepressivos como manutenção por pelo menos dois anos tem sido o atual tratamento recomendado, mas muitas pessoas estão interessadas em alternativas à medicação. A terapia cognitiva baseada em Mindfulness (MBCT) já foi demonstrada como capaz de reduzir o risco de recaída ou recorrência em comparação com os cuidados habituais, mas ainda não foi comparada com o tratamento antidepressivo de manutenção. O objetivo do estudo que mostraremos foi verificar se MBCT com suporte para diminuir ou interromper o tratamento antidepressivo (MBCT-TS) foi superior aos antidepressivos de manutenção para a prevenção da recaída da depressão ou recorrência ao longo de 24 meses.

 

O Estudo

Neste ensaio clínico cegado paralelo de grupos randomizados (PREVENT), recrutamos pacientes adultos com três ou mais episódios depressivos major anteriores e em uso de dose terapêutica de antidepressivos de manutenção. Os participantes foram aleatoriamente designados para MBCT-TS ou antidepressivos de manutenção (em uma proporção de 1: 1) com uma sequência de números aleatórios gerados por computador com estratificação por centro e estado sintomático. Os participantes estavam cientes da alocação de tratamento e avaliadores de pesquisa foram mascarados para alocação de tratamento. O desfecho primário foi o tempo para a recaída ou recorrência da depressão, com pacientes em acompanhamento em cinco intervalos durante o período de estudo de 24 meses

Entre 23 de março de 2010 e 21 de outubro de 2011, foram avaliados 2.188 participantes com elegibilidade, dos quais foram recrutados 424 pacientes de 95 clínicas gerais. Do total, 212 pacientes foram aleatoriamente designados para MBCT-TS e 212 para os antidepressivos  de manutenção. O tempo para a recaída ou recorrência da depressão não diferiu entre MBCT-TS e manutenção antidepressivos mais de 24 meses (hazard ratio 0,89; IC95%: 0,67-1,18; P = 0,43), nem o número de eventos adversos graves. Foram relatados cinco eventos adversos, incluindo duas mortes, em cada um dos grupos de manutenção com antidepressivos e MBCT-TS. Não houve eventos adversos atribuíveis às intervenções do estudo.

 

Aplicações Práticas

Estes resultados mostram que MBCT é uma alternativa viável para os antidepressivos de manutenção para a prevenção da recidiva em doentes com depressão major recorrente. Isso pode ser uma saída para muitos pacientes deprimidos que preferem evitar antidepressivos devido aos efeitos adversos ou por preferência pessoal ou que aderem mal à sua medicação. Possíveis vantagens de combinar MBCT e antidepressivos ainda não são conhecidas.

 

Bibliografia

Kuyken W et al Eficácia e custo-efetividade da terapia cognitiva baseada em mindfulness comparado com o tratamento antidepressivo de manutenção na prevenção da recaída da depressão ou de reincidência (PREVENIR):. Um estudo randomizado controlado Lancet 2015 Apr 20 ; [E-pub]. ( http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(14)62222-4).