FECHAR

MedicinaNET

Home

Disfunção Cognitiva no Tratamento de Câncer de Próstata

Contexto Clínico

Os homens que estão em tratamento para câncer de próstata com terapia de privação de androgênio (TPA) podem estar em risco de comprometimento cognitivo. No entanto, a evidência  na literatura não é conclusiva. Nosso estudo analisou o impacto da TPA no desempenho cognitivo e explorou potenciais preditores demográficos e genéticos deste prejuízo cognitivo.

 

O Estudo

Pacientes com câncer de próstata foram avaliados antes e após um prazo de 21 dias do  início da TPA (n = 58) e 6 e 12 meses mais tarde. Pacientes da mesma idade e de nível educacional com câncer de próstata tratados com prostatectomia somente (n = 84) e homens sem câncer de próstata (n = 88) foram avaliados em intervalos semelhantes. Os participantes forneceram amostras de sangue no início do seguimento para a genotipagem. O desempenho cognitivo de nível médio foi comparado utilizando modelos mistos; o comprometimento cognitivo foi comparado por meio de equações de estimação generalizadas.

Quem recebeu TPA demonstrou maiores taxas de queda de desempenho cognitivo ao longo do tempo em relação a todos os controles (P = 0,01). Os grupos não diferiram na linha de base em suas características (P > 0,05). No entanto, os pacientes que receberam TPA eram mais propensos a demonstrar desempenho prejudicado no prazo de 6 e 12 meses (P para ambas as comparações <0,05). A idade na linha de base, a reserva cognitiva, os sintomas depressivos e a fadiga não modificaram o impacto da TPA no desempenho cognitivo (P para todas as comparações = 0,09). Em análises genéticas exploratórias, o polimorfismo de GNB3 rs1047776 foi associado com maiores taxas de desempenho prejudicado ao longo do tempo no grupo de TPA (P <0,001).

 

Aplicações Práticas

Neste estudo podemos observar que os pacientes tratados com a terapia de privação de androgênio tiveram maior tendência de piorar seu desempenho cognitivo, principalmente em médio prazo (com 6 e 12 meses após a terapia). Esse dado é fundamental para se discutir com pacientes suas opções de tratamento e possíveis eventos adversos decorrentes das mesmas.

 

Bibliografia

Gonzalez BD et al. Course and predictors of cognitive function in patients with prostate cancer receiving androgen-deprivation therapy: A controlled comparison. J Clin Oncol 2015 May 11; [e-pub]. (http://dx.doi.org/10.1200/JCO.2014.60.1963)