FECHAR

MedicinaNET

Home

Revisão Sistemática de Testes Cognitivos para Detectar Demência

Contexto Clínico

Não há dúvidas de que as diferentes formas de demência constituem um problema de saúde pública global, dado o impacto de funcionalidade que essas doenças causam, gerando ônus familiar e social, além do próprio dano ao paciente. A detecção precoce desse grupo de doenças facilita o manejo. O Mini Exame do Estado Mental (Mini-Mental) é um instrumento para a detecção exclusiva de demência, mas muitos outros testes também estão disponíveis. Sendo assim, apresentamos a seguir uma revisão sistemática sobre o desempenho diagnóstico de todos os testes cognitivos para a detecção de demência.

 

O Estudo

Essa é uma revisão sistemática realizada em diversas bases de dados incluindo dados sobre testes de rastreio de demência. Os estudos só foram elegíveis porque os participantes foram entrevistados face a face durante a aplicação dos respectivos testes de triagem, e os resultados foram comparados com os critérios de diagnóstico padrão para a demência. Medidas de sensibilidade, especificidade e razão de verossimilhança positiva e negativa foram os principais resultados averiguados.

Onze testes de triagem foram identificados entre 149 estudos com mais de 49.000 participantes. A maioria dos estudos utilizou o Mini-Mental (n = 102) incluindo 10.263 doentes com demência. A sensibilidade e especificidade combinada para a detecção de demência foram de 0,81 (IC95%, 0,78-0,84) e 0,89 (IC95% 0,87-0,91), respectivamente. Entre os outros 10 testes, o Mini-Cog e o Addenbrooke (ACE-I) tinham as melhores performances de diagnóstico, que eram comparáveis ao do Mini-Mental (Mini-Cog, 0,91 de sensibilidade e 0,86 de especificidade; ACE-I, 0,92 de sensibilidade e especificidade de 0,89). Análise de subgrupo revelou que apenas a Avaliação Cognitiva Montreal teve um desempenho comparável ao Mini-Mental na detecção de comprometimento cognitivo leve com 0,89 de sensibilidade e especificidade de 0,75.

 

Aplicações Práticas

Por essa revisão sistemática podemos concluir que o Mini-Mental continua sendo a melhor opção de triagem para demência, porém há outros testes comparáveis do ponto de vista diagnóstico, que são o Mini-Cog e o ACE-I. Especificamente para comprometimento cognitivo leve o que se sugere pelo estudo é o uso do Mini-Mental ou da Avaliação Cognitiva Montreal.

 

Referências

Tsoi KF, Chan JC, Hirai HW, Wong SS, Kwok TY. Cognitive Tests to Detect Dementia: A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA Intern Med. 2015;175(9):1450-1458. doi:10.1001/jamainternmed.2015.2152.