FECHAR

MedicinaNET

Home

Revertendo Sangramento por Inibidor de Fator Xa Oral

 

Contexto Clínico

O inibidor de fator Xa oral (andexanet) é uma proteína recombinante modificada, que pode ser capaz de reverter a inibição do fator Xa em voluntários saudáveis. Mostraremos um estudo a respeito de seus efeitos em casos de hemorragia causada por inibidores orais de fator Xa.

 

 

O Estudo

Este foi um estudo multicêntrico, prospectivo e aberto, com grupo único de 67 pacientes que tiveram hemorragia grave aguda durante o período de 18 horas após a administração de um inibidor do fator Xa. Todos os pacientes receberam um bolus de andexanet seguido de uma infusão de duas horas do fármaco. Os pacientes foram avaliados quanto a alterações nas medidas da atividade de antifator Xa, e quanto à eficácia hemostática clínica durante um período de 12 horas. Todos os pacientes foram subsequentemente seguidos durante 30 dias. O valor de base para a atividade do antifator Xa (medida em 47 pacientes) era de pelo menos 75ng por mililitro (ou =0,5 UI por mililitro) para aqueles que receberam enoxaparina e tinham sangramento grave confirmado.

A idade média dos pacientes era de 77 anos, e a maioria tinha doença cardiovascular. O sangramento foi predominantemente gastrointestinal ou intracraniano. A média (± SD) do tempo da apresentação ao departamento de emergência para a administração do bolus de andexanet foi de 4,8 ± 1,8 horas. Após a administração de bolus, a atividade média do antifator Xa diminuiu 89% (IC 95%: 58-94) a partir da linha de base entre os pacientes que receberam rivaroxaban, e 93% (IC 95%: 87 a 94) entre os pacientes que receberam apixaban. Esses níveis permaneceram semelhantes durante a infusão de duas horas. Quatro horas após o final da infusão, houve a diminuição relativa da linha de base de 39% na medida da atividade do antifator Xa entre os pacientes que receberam rivaroxaban, e de 30% entre os que receberam apixaban. Doze horas após a infusão de andexanet, julgou-se a hemostasia clínica como excelente ou boa em 37 de 47 pacientes na análise de eficácia (79%). Eventos trombóticos ocorreram em 12 dos 67 pacientes (18%) durante os 30 dias de follow-up.

 

Aplicação Prática

 

Este é um estudo patrocinado por indústria, mas que obviamente presta um propósito importante. Com o advento dos inibidores orais de fator Xa, seu uso tem-se tornado cada vez mais frequente, pela comodidade e pela não necessidade de monitorização com exames. Por outro lado, episódios de hemorragia se tornam uma catástrofe pela dificuldade de reversão da atividade dessas drogas. Neste estudo, um bolus inicial com subsequente infusão de duas horas de andexanet conseguiu reduzir substancialmente a atividade do antifator Xa em doentes com hemorragia aguda (hemostasia eficaz em 79% dos casos). Chama atenção a taxa de eventos trombóticos de 18% em 30 dias de follow-up. Entretanto, a droga se mostra promissora pois pode salvar vidas em casos de hemorragia grave causada por essas drogas. Aguardaremos mais dados e uma futura liberação desta medicação para uso na prática clínica.

 

 

 

 

Bibliografia

 

Connoly SJ et al. Andexanet Alfa for Acute Major Bleeding Associated withFactorXaInhibitors. NEJM August 30, 2016DOI: 10.1056/NEJMoa1607887