FECHAR

MedicinaNET

Home

Irritabilidade e Ansiedade Precedem Depressão em Adolescentes

                Contexto Clínico

 

O transtorno depressivo maior (TDM) de início precoce é comum em indivíduos com alto risco familiar de depressão, e está associado à saúde mental e social de longo prazo, bem como a resultados educacionais. A questão é saber, em indivíduos com alto risco familiar, o que acarreta o transtorno na adolescência. Foi, então, proposto o presente estudo para examinar as vias de desenvolvimento que levam ao primeiro episódio de TDM com início na adolescência em pessoas com alto risco familiar, bem como para postular um modelo teórico que demonstre fatores de risco familiares/genéticos e sociais e antecedentes clínicos específicos.

 

O Estudo

 

Esta investigação foi um estudo longitudinal de 4 anos (abril de 2007 a março de 2011) entre filhos de pais deprimidos. Participaram dele 337 famílias as quais tinham experimentado, com índice familiar (315 mães e 22 pais), pelo menos, dois episódios de TDM e entre as quais havia uma criança biologicamente relacionada na faixa etária de 9 a 17 anos que vivia com o familiar índice (197 meninas e 140 meninos, com idade média [SD] de 12,4 [2,0] anos) no início do estudo. Foram excluídos: prole com TDM antes do estudo ou no início do estudo (n = 27); prole com um episódio de TDM remitida no follow-up (n = 4); filhos com falta de dados de referência TDM (n = 2). Noventa e dois por cento (279 de 304) das famílias completaram o seguimento.

Crianças e adolescentes tiveram uma média (DP) de 1,85 (1,74) ? faixa de 0?8,5 ? sintomas de TDM no follow-up. Vinte (6 homens e 14 mulheres) tiveram nova TDM com uma idade média (DP) de início de 14,4 (2,0) anos (variação, 10?18 anos). A irritabilidade (ß = 0,12; P ?= 0,03) e o medo e/ou ansiedade (ß = 0,38; P ?<0,001) foram os antecedentes clínicos independentes significativos para início de TDM novo em adolescentes, diferentemente do comportamento disruptivo (ß = ?0,08; P ?= 0,14) e da queda de humor (ß = ?0,03; P ?= 0,65).

 

Aplicação Prática

 

Este é um estudo bastante significativo. Existem vários caminhos para o início de depressão em adolescentes em risco familiar. Irritabilidade e medo/ansiedade podem ser fenômenos clínicos adicionais a serem incluídos como alvos em intervenções de prevenção primária com foco nessa população.

 

 

Bibliografia

 

Rice F et al. Antecedents of new-onset major depressive disorder in children and adolescents at high familial risk. JAMA Psychiatry 2016 Dec 7; [e-pub].