FECHAR

MedicinaNET

Home

Apgar De 5 e 10 Minutos e Risco de Paralisia Cerebral e Epilepsia

Contexto Clínico

 

O índice de Apgar é um índice de vitalidade de 0 a 10 atribuído a, praticamente, todos os recém-nascidos com 1, 5 e 10 minutos de nascimento. A pontuação é baseada em medidas de frequência cardíaca, esforço respiratório, cor da pele, tônus muscular e irritabilidade reflexa. Uma pontuação total de 7 a 10 é considerada “normal”, e um escore Apgar inferior indica vitalidade deprimida.

No entanto, existem várias causas possíveis de pontuação baixa de Apgar, como asfixia perinatal, infecções congênitas, febre materna no trabalho de parto, diagnóstico de corioamnionite, malformações e parto prematuro. Neste estudo populacional feito na Suécia, pesquisadores investigaram associações entre os escores de Apgar aos 5 e 10 minutos e os riscos de paralisia cerebral e epilepsia em bebês isolados nascidos a termo (=37 semanas).

 

O Estudo

 

Este é um estudo de coorte feito com base na população da Suécia, incluindo 1.213 470 bebês isolados vivos não malformados, nascidos a termo entre 1999 e 2012. Os dados sobre características maternas e gestacionais e diagnósticos de paralisia cerebral e epilepsia foram obtidos por registro individual de registros nacionais da Suécia. O fator de exposição foi a pontuação de Apgar com 5 e 10 minutos. O principal desfecho avaliado foi paralisia cerebral e epilepsia diagnosticada até 16 anos de idade.

Do total, 1.221 crianças (0,1%) foram diagnosticadas com paralisia cerebral e 3.975 (0,3%) como tendo epilepsia. Em comparação com as crianças com uma pontuação de Apgar de 10 em 5 minutos, a razão de risco ajustada para a paralisia cerebral aumentou de forma constante com a diminuição da pontuação de Apgar de 1,9 (IC 95%, 1,6 a 2,2) para uma pontuação de Apgar de 9 a 277,7 (154,4 a 499,5) para uma pontuação de Apgar de 0.

Foram obtidas associações semelhantes e ainda mais fortes entre os escores de Apgar aos 10 minutos e a paralisia cerebral. As associações entre os escores de Apgar e a epilepsia foram menos pronunciadas, mas os índices de risco aumentados foram observados em lactentes com uma pontuação de Apgar de 5 minutos menor ou igual a 10 e um escore de Apgar de 10 minutos de 8 ou menos. Comparado com crianças com um Apgar de 9 a 10 nos 5 e 10 minutos, a razão de risco de paralisia cerebral e epilepsia foi maior entre crianças com um Apgar de 5 minutos de 7 a 8, e de 10 minutos de 9 a 10.

 

Aplicação Prática

 

Em resumo, o presente estudo mostra que os riscos de paralisia cerebral e, geralmente, também de epilepsia aumentam com a diminuição dos escores de Apgar em 5 e 10 minutos. Além disso, um escore de Apgar reduzido aos 10 minutos confere maiores riscos de paralisia cerebral e epilepsia do que um escore de Apgar reduzido em 5 minutos. Por fim, pequenas mudanças no intervalo normal de Apgar (7 a 10) de 5 a 10 minutos também influenciam os riscos de paralisia cerebral e epilepsia.

 

Bibliografia

 

Persson M et al. Five and 10 minute Apgar scores and risks of cerebral palsy and epilepsy: population based cohort study in Sweden. BMJ 2018;360:k207