FECHAR

MedicinaNET

Home

Fadiga fraqueza hipotensão e alterações cutâneas

Quadro Clínico

Paciente do sexo masculino com 48 anos, apresentando fraqueza generalizada, fadiga, náuseas e vômitos, e hipotensão. Apresenta as seguintes alterações cutâneas:

Fotografias do paciente

 



Ver diagnóstico abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diagnóstico

            O paciente apresenta hiperpigmentação, que associada ao quadro clínico é sugestiva de insuficiência adrenal. A hiperpigmentação é um sinal clássico que ocorre apenas na insuficiência adrenal primária - doença de Addison, na qual ocorre destruição ou disfunção do córtex da adrenal. A hiperpigmentação ocorre devido ao hiperestímulo hipofisário que leva a produção excessiva de ACTH e outros peptídeos derivados da POMC, que têm ação estimuladora sobre a produção de melanina. Na insuficiência adrenal secundária – por insuficiência hipofisária, isto não ocorre.

            A hiperpigmentação na doença de Addison costuma ser mais acentuada em áreas expostas ao sol e em áreas de pressão (dedos dos pés, cotovelos, joelhos, cintura, ombros), ocorrendo também nas linhas ou dobras das mãos, axilas, períneo e na cicatriz umbilical, bem como pode ser notada na superfície interna dos lábios, mucosa oral, perivaginal e perianal. Cicatrizes adquiridas após o início da doença tornam-se escurecidas, enquanto as antigas não. Este é o sinal mais específico do diagnóstico de insuficiência adrenal primária.