FECHAR

MedicinaNET

Home

Dispnéia no pronto socorro

Quadro clínico

            Os 3 pacientes abaixo deram entrada no pronto socorro com quadro de dispnéia. Quais são as alterações encontradas nas diferentes radiografias e qual o diagnóstico dos pacientes?

 

Radiografias dos pacientes

 





Ver diagnóstico abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diagnóstico

 

Caso 1: Tromboembolismo pulmonar

Caso 2: Tromboembolismo pulmonar

Caso 3: Tromboembolismo pulmonar

 

Comentários

São muitas as alterações possíveis na radiografia de tórax em um paciente com tromboembolismo pulmonar. São elas as seguintes:

 

a)     Atelectasia;

b)    Derrame pleural;

c)     Opacidade pleural;

d)    Elevação do diafragma;

e)     Diminuição da vascularização;

f)     Cardiomegalia;

g)    Edema pulmonar;

h)     Artéria pulmonar proeminente;

i)      Sinal de Westmark – área de oligoemia (Caso 1);

j)      Sinal de Fleishner – alargamento localizado da artéria pela presença de trombo impactado;

k)     Corcova de Hampton – zona de consolidação periférica com base pleural e convexidade na margem medial geralmente voltada para o hilo pulmonar (Caso 2);

l)      Sinal de Knuckle – afilamento distal do vaso ocluído;

m)   Linhas de Fleichner – linhas fibróticas largas devido à invaginação da pleura na base da área colapsada, simulando uma fissura;

n)     Lesões cavitárias – necrose

o)    Radiografia normal (caso 3);

 

 

Caso 1: Radiografia evidenciou importante diminuição da vascularização dos lobos inferiores e do lobo médio (Sinal de Westmark).

 

Caso 2: A radiografia que evidencia opacidade na base do pulmão esquerdo e outra superpondo-se ao hilo direito. Cortes tomográficos, fotografados com janela para pulmões, evidenciam opacidades periféricas, uma delas escavada e outra mostrando a “Corcova de Hampton”, caracterizando um caso de TEP.

 

 

 



Caso 3:
Radiografia normal. A radiografia de tórax tem pouca sensibilidade para o diagnóstico, como na última radiografia, onde verificamos uma radiografia normal, evidenciando apenas discreto aumento do ventrículo esquerdo e alongamento da aorta. Abaixo, a tomografia do mesmo paciente, evidenciando tromboembolismo bilateral. De fato, em um pacientes com dispnéia de início recente, o achado de uma radiografia normal é sugestivo do diagnóstico.