FECHAR

MedicinaNET

Home

Dispneia rouquidão e palpitações

Quadro clínico

Paciente de 20 anos, masculino, previamente hígido, procura PS relatando que está com dispneia progressiva aos esforços há cerca de 8 meses, rouquidão há 1 mês, e nos últimos 2 dias passou a apresentar palpitação intensa, o que o levou a ter dispneia inclusive a pequenos esforços.

Durante sua investigação no P.S. foi feita radiografia de tórax (AP e Perfil), sendo as imagens as que seguem abaixo:

 

Radiografias do paciente:

 

 

 

 

  

Ver diagnóstico abaixo:

Diagnóstico

Aumento de átrio esquerdo secundário a estenose mitral e Síndrome de Ortner.

Este paciente apresenta achados à radiografia de tórax compatíveis com aumento de átrio esquerdo:

 

PA

-Quarto arco (retificação entre a silhueta do arco aórtico e a silhueta do ventrículo esquerdo)

-Luxação do brônquio fonte esquerdo (aumento do ângulo entre os brônquios fontes, com tendência de horizontalização do brônquio fonte esquerdo)

-Duplo contorno da silhueta cardíaca à direita

 

Perfil

-Deslocamento posterior do esôfago

        

Temos então um paciente com sintomas de insuficiência cardíaca e aumento de átrio esquerdo. Como informação adicional, foi feito um ECG neste paciente que mostrava Fibrilação Atrial, porém sem alta resposta.

Dentro da realidade do nosso país, a principal doença cardíaca que cursa de forma precoce com aumento basicamente de átrio esquerdo é a estenose mitral secundária a uma cardite reumática. A Febre Reumática é uma doença cuja principal complicação é a Cardite Reumática. Esta é a principal causa de cirurgias cardíacas por revascularização miocárdica em nosso país. A lesão mais comum da cardite reumática é a insuficiência mitral, entretanto, a lesão mais característica é a estenose mitral, e quando consideramos pacientes jovens, é praticamente patognomônica de lesão secundária à Febre Reumática. A rouquidão neste caso é por compressão do nervo laríngeo recorrente esquerdo pelo átrio esquerdo, o que é denominada Síndrome de Ortner.

 

Comentários

Por: Atendimento MedicinaNET em 24/06/2016 às 10:03:00

"Prezado Dr. Paulo Mateus Fiorio Pereira. Agradecemos o seu contato. Informamos que o trecho mencionado já foi corrigido. Atenciosamente, Atendimento MedicinaNET"

Por: Paulo Mateus Fiorio Pereira em 23/06/2016 às 14:57:49

"Veria, por favor, o a/há no enunciado?"