FECHAR

MedicinaNET

Home

Hemoptise e aftas orais

Quadro Clínico

Caso difícil, mas interessantíssimo. Mulher de 23 anos, teve hemoptise e fez radiografias que evidenciaram alterações hilares, tendo realizado tomografia de tórax em seguida. Já teve trombose profunda no membro inferior esquerdo e há 3 anos costuma ter muitas aftas orais.

 

Radiografias da paciente

 

 

 

 

Tomografias da paciente

 

 

 

 

 

 

Ver diagnóstico abaixo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Diagnóstico

            A tomografia computadorizada evidenciou seqüela de lesão cavitária no lobo inferior esquerdo (setas), provavelmente devido a infarto necrótico do pulmão ocorrido anteriormente e dilatação das artérias pulmonares com trombos murais (cabeças de setas). Juntando-se os achados pulmonares com os dados clínicos foi feito o diagnóstico de síndrome de BEHÇET.

            A síndrome de Behcet é uma vasculite que comumente afeta pessoas entre os 20 e 30 anos. Os principais achados clínicos da doença são alterações mucocutâneas (classicamente úlceras orais e genitais, acne e eritema nodoso), alterações oculares (uveíte), neurológicas (meningite asséptica, AVC) e pulmonares. Os aneurismas de artérias pulmonares, como os vistos neste caso, são causa importante de morbimortalidade nos doentes afetados.