FECHAR

MedicinaNET

Home

doença da arranhadura do gato

Quadro clínico

Paciente de 8 anos, com história de abaulamento em região axilar esquerda há 15 dias, acompanhado de dor. Negava sintomas sistêmicos. Paciente previamente hígido, com vacinação em dia, procedente da cidade de São Paulo, sem viagens pregressas; relatava ter um gato há cerca de 3 meses, com o qual brinca frequentemente, já tendo sido arranhado diversas vezes.

Ao exame físico, apresentava abaulamento em região axilar esquerda, de aproximadamente 3 x 5 cm, com calor, hiperemia, dor à palpação e ponto de flutuação central (Figura 1).

Em virtude do quadro clínico e da epidemiologia, foi solicitada sorologia para Bartonella henselae, com resultado positivo.

 

Figura 1. Abaulamento em região axilar esquerda, de aproximadamente 3 x 5 cm, com calor, hiperemia, dor à palpação e ponto de flutuação central.

   

 

Diagnóstico

Doença da arranhadura do gato. Paciente foi tratado com azitromicina por 14 dias com resolução do quadro.

 

Comentários

Por: Gustavo Soares Rodrigues Pereira em 25/04/2013 às 20:27:03

"Texto pobre. Deveria ter esclarecido sobre a patologia. Não teve aprendizado nenhum."

Por: Erna Terezinha Jung em 30/03/2013 às 09:20:16

"Eu também achei muito limitado. Fiz minha assinatura para ter acesso a mais informações sobre o tema e não acrescentou nada..."

Por: Fernando Augusto Fonseca Monteiro em 09/04/2012 às 10:34:44

"Achei o caso muito suscinto, tentei obter mais informações sobre doença da arranhadura do gato, neste site e não consegui."