FECHAR

MedicinaNET

Home

Tonturas em paciente com fibrilação atrial

Quadro clínico

Paciente com antecedente de fibrilação atrial em uso de digoxina evoluindo com tonturas.

 

ECG 1.

 

 

Descrição

No ECG 1, observam-se ondas “f” de fibrilação atrial mais bem visualizada na derivação V1, porém observam-se intervalos de QRS regular (com frequência de 72), o que leva à suspeita de bloqueio atrioventricular total.

Além disso, nas derivações V5 e V6, notam-se ondas T “em colher”, sugerindo intoxicação digitálica.

 

Diagnóstico

Fibrilação atrial com BAVT e intoxicação digitálica.

 

Discussão

A fibrilação atrial é a arritmia mais frequente tanto em consultório como em atendimentos de emergência, e sua característica principal é a irregularidade do ritmo. Além disso, comumente há uma resposta ventricular alta em virtude de uma frequência, também elevada, das ondas f atriais. Neste eletrocardiograma, a frequência baixa poderia ser explicada pelo uso de medicação para controle de FC (prática aceita em pacientes com fibrilação atrial crônica em uso de anticoagulação plena). O paciente vinha em uso de digoxina, medicação cujos limiares terapêutico e tóxico são muito próximos. As ondas “em colher” sugerem intoxicação digitálica, devendo-se coletar o nível sérico de digoxina para confirmar o diagnóstico.

Outra explicação para uma menor frequência ventricular é um bloqueio atrioventricular, o que vezes é comum na fibrilação atrial, pois se houvesse uma condução 1:1, a resposta ventricular seria até de 400 a 750. No entanto, quando há QRS com ritmo regular na presença de fibrilação atrial, há o diagnóstico de bloqueio atrioventricular e a regularidade do ritmo é explicada pelo escape ventricular. Neste paciente, há um escape juncional com QRS estreito, mas também é possível encontrar escapes ventriculares (QRS largo), como mostra o ECG 2.

 

ECG 2. Frequência cardíaca menor e QRS largo (escape ventricular).

 

Tratamento

O tratamento neste paciente é feito com a suspensão imediata de drogas que diminuem a frequência cardíaca – no caso, o digitálico – seguida de observação, aguardando uma possível melhora da condução atrioventricular. Ao mesmo tempo, deve-se suspender temporariamente a anticoagulação oral no planejamento de implante de marcapasso definitivo.

Não havendo melhora da FC, indica-se implante de marcapasso definitivo pelo bloqueio atrioventricular total. Com melhora da FC, pode-se trocar a droga de controle de FC e observar, porém, mesmo havendo melhora na FC, pode-se pensar na indicação de MP para suporte terapêutico (necessidade de controle de FC na fibrilação atrial e bradicardia com uso destas medicações).

 

Links complementares

1.   ECG 31 com intoxicação digitálica

2.   ECG 62 com intoxicação digitálica

3.   Digoxina

4.   Bradicarritmias

Comentários

Por: Atendimento MedicinaNET em 14/04/2014 às 10:40:55

"Prezada Luciana, agradecemos seu contato e esperamos que o conteúdo do site esteja auxiliando na sua prática clínica. Continue nos acompanhando, pois em breve colocaremos material que possa auxiliar na sua dúvida, no que concerne o tratamento do BAVT. Atenciosamente, os Editores."

Por: LUCIANA BURLAMAQUI DA SILVA em 08/04/2014 às 21:43:43

"Boa noite, Dr Fernando Excelentes exemplos de FA com BAVT. Sou médica residente em Cardiologia e gostaria de lhe pedir algumas evidências a respeito da passagem de marcapasso provisório em paciente com esse ritmo, hemodinamicamente estável, sem sintomas de baixo débito cardíaco e o contrário, instável e com baixo débito. Grata"