FECHAR

MedicinaNET

Home

Linfoma de cólon

Quadro clínico

Paciente do sexo masculino, de 34 anos de idade, com quadro de dor abdominal há 6 meses, inapetência, febre intermitente há 4 meses e perda de 15 kg. Há 1 mês, apresenta alternância de episódios de constipação intestinal e diarreia. Ao exame físico, notou-se massa endurecida de cerca de 8 cm em fossa ilíaca direita. Realizou TC de abdome, que revelou espessamento da parede de cólon direito/ceco. As Figuras 1 e 2 mostram neoplasia estenosante de cólon. A biópsia com exame imuno-histoquímico revelou que a massa era provavelmente um linfoma de Burkitt.

 

Figura 1. Neoplasia estenosante de cólon.

 

 

Figura 2. Neoplasia estenosante de cólon.

 

 

Comentários

Os linfomas de Burkitt podem esporadicamente ter apresentação com quadro abdominal, na maioria dos casos com ascite importante (quando repetida a TC neste paciente, foi verificada a presença de líquido livre na cavidade) e podem envolver íleo distal e no estômago, como neste caso.

Os sintomas podem ser relacionados a obstrução intestinal ou sangramento gastrintestinal e podem mimetizar apendicites e intussuscepção. Em 25% dos casos, pode haver envolvimento de mandíbula e ossos faciais. Em geral, se houver linfadenopatia, esta é localizada. Envolvimento de sistema nervoso central ocorre em 5% dos casos, e de medula óssea, em cerca de 30% dos casos. A presença de sintomas relacionados ao linfoma também podem ocorrer, como foi o caso.