FECHAR

MedicinaNET

Home

Penfigoide bolhoso

        Mulher de 68 anos de idade, com aparecimento há 6 semanas de lesões cutâneas bolhosas, embora anteriormente as lesões tivessem  outro padrão, segundo a paciente. A imagem abaixo mostra as referidas  lesões.

 

 

        A imagem  é de lesões cutâneas bolhosas, estas bolhas eram tensas e mucosa, o que também apresentou envolvimento, a imagem é característica de penfigoide bolhoso, antes do aparecimento das lesões  bolhosas os pacientes costumam apresentar lesões eczematosas que depois evoluem para formação de bolhas.

        A doença é autoimune e costuma aparecer em pacientes com mais de 60 anos de idade, pode ser associada com lúpus, neoplasias e doenças neurológicas, entre outras condições. Após a ruptura da bolha ficam erosões e crostas, mas as lesões tendem a cicatrizar sem sequelas, o envolvimento de mucosa ocorre em 10 a 30% dos casos.

O diagnóstico pode ser confirmado com biópsia e imunofluorescência, o tratamento inicialmente é com glicocorticoides tópicos, mas outras medicações como imunossupressores como metotrexate e azatioprina podem ser necessárias.