FECHAR

MedicinaNET

Home

Lesão em Esofagograma

Paciente do sexo feminino de 36 anos com quadro de disfagia e odinofafia realizou um esofagograma, que revelou o seguinte achado:

 

                                               

 

Qual é o achado e quais as principais hipóteses diagnósticas?

O achado é de uma falha de enchimento pelo contraste. Hipóteses possíveis seriam de úlceras esofágicas, divertículo e pólipo esofágico ou de carcinoma esofágico. A imagem em particular representa uma úlcera esofágica, não é um divertículo porque a parede do órgão está intacta e sua localização mais comum é no terço proximal. As úlceras esofágicas únicas são lesões muito características do CMV e do HIV.

O cytomegalovirus (CMV) pode ter várias formas de manifestação no trato gastrointestinal, como quadros de diarreia, dor abdominal, colite inflamatória e hemorragia gastrointestinal.

As úlceras esofágicas causadas pelo CMV entram no espectro das esofagites infecciosas, que tem entre outras etiologias herpesvírus, candidíase. As esofagites medicamentosas também podem cursar com úlceras esofágicas e entram neste diagnóstico diferencial.

As manifestações mais comuns da úlcera esofágica por CMV são disfagia e odinofagia, os pacientes podem apresentar ainda dor torácica associada, em pacientes que tem concomitância de úlceras orais, o diagnóstico mais provável é de infecção pelo herpesvírus.