FECHAR

MedicinaNET

Home

Lombalgia e esclerose de articulações sacro-ilíacas

         Paciente de 34 anos, história de lombalgia há seis meses. Antecedente de cinco gestações prévias todas em parto normal. A imagem de TC é a seguinte:

 

Qual o diagnóstico?

         O achado é de esclerose bilateral das articulações sacro-ilíacas, o que é compatível com o diagnóstico de osteíte condensante.

         A osteíte condensante é uma esclerose benigna com acometimento bilateral simétrico da porção ilíaca das articulações sacro-ilíacas. Geralmente é encontrado em mulheres jovens multíparas. Ocorre devido ao remodelamento ósseo que ocorre no local durante a gravidez e o parto. Existem outras teorias que relacionam as infecções do trato urinário ou artrites inflamatórias.

         A condição é benigna e na maioria das vezes assintomática ou oligossintomática, exceto em momentos de expansão da lesão. A avaliação clínica e radiológica simples é prejudicada pela localização profunda e pela pouca amplitude de movimento desta articulação.

         O tratamento é usualmente conservador com sintomáticos e observação, fisioterapia pode ajudar nos sintomas, mas a maioria dos pacientes é assintomática.