FECHAR

MedicinaNET

Home

Nódulos hepáticos

Paciente de 65 anos, história de perda de peso, nos últimos três meses, de 10 Kg e icterícia há 10 dias. Os exames mostram bilirrubina total de 4,8 mg/dl com billirubina direta de 3,9 mg/dl, fosfatase alcalina de 1200 u/L com AST e ALT normais e a seguinte imagem hepática:

 

 

 

 

As imagens são sugestivas de metástases hepáticas de sítio à distância: o fígado é o principal alvo de metástases de neoplasias do trato gastrointestinal. As alterações laboratoriais são compatíveis com o diagnóstico com aumento muito importante de fosfatase alcalina como os que ocorrem em situações em que temos lesões ocupadoras de espaço, já a bilirrubina está aumentada de forma discreta, pois devemos ter obstrução de canais biliares intra-hepáticos, mas sem obstrução significativa extra-hepática.

 

As neoplasias que mais frequentemente levam as metástases para o fígado são:

Colon;

Estômago;

Pâncreas;

Mama;

Pulmão.

 

A investigação do sítio primário é baseada em história, exame físico e principalmente no resultado da biópsia da metástase com imuno-histoquímica  para facilitar a identificação do sítio provável, exames de imagem como TC de tórax também fazem parte desta investigação.