FECHAR

MedicinaNET

Home

Complicação de Litotripsia

Paciente de 49 anos de idade, sexo masculino, com antecedente de litíase renal de repetição tendo realizado litotripsias anteriormente apresenta quadro de dor lombar intensa à direita com irradiação escrotal com a seguinte imagem.

 

 

Qual o diagnóstico?

Esta alteração encontrada é denominada classicamente de “Steinstrasse” ou “ rua de pedras”. Em pacientes com litíase renal submetidos à litotripsia extracorpórea pode ocorrer um acúmulo linear de fragmentos dos cálculos no ureter. O nome “Steinstrasse” foi dado por médicos alemães, que observaram este achado como complicação da litotripsia, cujo objetivo principal é fragmentar os cálculos o suficiente para que possam passar espontaneamente para a bexiga.

O quadro clinico é de hematúria transitória e, algumas vezes, dor lombar em  cólica com a passagem das pedras, podendo irradiar para escroto, como ocorre na litíase renal, esta complicação acontece tipicamente no ureter distal e raramente pode causar obstrução, que usualmente é associada com um fragmento grande (>5mm) ou acúmulo de múltiplos fragmentos.

O diagnostico é realizado usualmente pela radiografia simples de abdômen que mostra este aspecto semelhante ao calçamento de uma rua. Alguns pacientes evoluem com hidronefrose e neste caso a ultrassonografia é necessária. O tratamento é usualmente conservador com sintomáticos e observação, mas intervenção urológica pode ser necessária se a obstrução persistir.