FECHAR

MedicinaNET

Home

Diagnóstico Diferencial de Silicose e Tuberculose

Paciente de 62 anos de idade com história de perda de peso e tosse há quatro meses. A radiografia de tórax revelou múltiplas cavitações e gânglios calcificados. Realizou múltiplas pesquisas de escarro com pesquisa de tuberculose negativos. Antecedente de trabalhar em construção civil por dez anos. Realizou broncoscopia com lavado broncoalveolar também com resultado negativo para tuberculose.

 

A imagem radiológica é a seguinte:

 

 

 

 

 

A história e achados radiográficos sugerem o diagnóstico de uma forma de pneumoconiose, que é a silicose. O diagnóstico da silicose baseia-se na história de exposição à sílica e nas alterações radiológicas características. A radiografia de tórax mostra opacidades intersti­ciais, irregulares, com predomínio em campos pulmonares superiores. Na forma complicada, esse quadro radiológico é complementado por intensa formação de nódulos em ápices. A associação de tuberculose e silicose é importante, com risco de tuberculose nesses pacientes cerca de cinco vezes maior.

Neste paciente, apesar de escarros negativos e lavado broncoalveolar negativo, uma pesquisa no escarro colhida após o lavado broncoalveolar foi positiva, o que é um achado não infrequente, pois após a mobilização de secreções de vias aéreas com o lavado broncoalveolar aumenta a positividade da pesquisa de escarro para tuberculose.