FECHAR

MedicinaNET

Home

Radiografia de homem com lombalgia

Paciente de 41 anos de idade com história de lombalgia há cerca de 2 anos com piora em repouso, sem diagnóstico, apesar de múltiplas consultas em serviços de emergência.

As alterações são sugestivas da possibilidade de uma doença inflamatória. A faixa etária jovem poderia sugerir o diagnóstico de espondilite anquilosante. As manobras diagnósticas verificaram uma limitação na capacidade de flexão da coluna lombar e diminuição da expansibilidade torácica com a inspiração. A radiografia demonstra a presença de escoliose importante de coluna vertebral e fusão de vertebras de T8-T9 e T9-T10 e muitos osteófitos. Um diagnóstico diferencial possível seria de sequela de tuberculose vertebral. A imagem ainda sugere a presença de sindesmófitos que representam o processo de ossificação gradual das camadas superficiais do ânulo fibroso levando à formação de pontes ósseas intervertebrais, que são os sindesmófitos. A fusão das interapo­fisárias e a calcificação dos ligamentos espinhais, associadas à formação bilateral de sindesmófitos podem resultar em fusão completa da coluna vertebral, dando o aspecto de “coluna em bambu”. O paciente em exame oftalmológico apresentava uveíte associada e o diagnóstico final foi de espondilite anquilosante.

O tratamento inicialmente deve ser realizado com anti-inflamatórios não esteroidais e posteriormente com medicações modificadores da doença como sulfassalazina, metotrexate. Drogas biológicas, como o infliximab, podem ser tentadas.