FECHAR

MedicinaNET

Home

Infiltrado micronodular em paciente com anemia aplásica

Paciente com 22 anos de idade com anemia aplásica e quadro de febre há 3 dias. Não tem outros sintomas além de febre. Apresentava-se com Hb de 8,1 g/dl, plaquetas: 32.000 e 310 leucócitos com 50 neutrófilos. Se encontrava em ótimo estado geral.

 

PA: 110 x 70 mmHg

 

Radiografia de tórax normal, mas realizou TC de tórax que mostrou a seguinte imagem:

 

 

 

 

 

A imagem da radiografia não era diagnóstica, mas a TC de tórax acima mostra múltiplos micronódulos bilateralmente. O diagnóstico diferencial destes micronódulos é extenso e inclui entre outros diagnósticos tuberculose miliar, infecções fúngicas, doenças ocupacionais, como  beriliose e silicose, pneumonites de hipersensibilidade, entre outros diagnósticos. Considerando as circunstâncias da paciente que se apresenta com febre e neutropenia, o diagnóstico diferencial principal deve considerar quadros infecciosos, e como paciente imunossuprimido deve-se considerar realizar lavado broncoalveolar para diagnóstico específico. A radiografia de tórax é normal na maioria dos pacientes com neutropenia febril e 40% dos pacientes neutropênicos graves com radiografia normal apresentam infiltrados na tomografia de tórax, como foi o caso da paciente.

Devido à neutropenia, esta paciente foi inicialmente medicada com piperacilina/tazobactan como terapia antibiótica, que foi escalonada para ciprofloxacina/amoxacilina-clavulonato, devido ao risco relativamente baixo da paciente. Devido à imunossupressão, a paciente foi submetida à broncoscopia com lavado broncoalveolar; a pesquisa de BAAR foi positiva no lavado broncoalveolar. Foi iniciado tratamento para tuberculose.