FECHAR

MedicinaNET

Home

Pneumotórax espontâneo

 

 

Paciente de 50 anos de idade, sexo masculino, apresenta quadro de dor torácica súbita localizada em hemitórax direito há 30 minutos, evoluindo no momento com dispneia. AP: Pneumotórax espontâneo há seis anos.

Ao exame físico, o paciente apresentou:

Pressão arterial (PA): 98 x 70mmHg

Frequência cardíaca (FC): 115 bpm

Ausculta respiratória com murmúrio vesicular (MV) ausente à direita, e timpanismo na percussão do hemitórax direito; as bulhas são rítmicas e normofonéticas. Apresenta ainda turgência jugular e desvio da traqueia para esquerda.

 

A imagem mostra claramente a linha pleural, sem doença pulmonar subjacente, com áreas de ar, sem vasos pulmonares, além da linha da pleura visceral. A ausência de doença pulmonar subjacente é sugestiva da etiologia espontânea do pneumotórax.

A incidência varia de 7 a 30 casos a cada 100.000 pacientes/ano com 1 a 2% dos casos evoluindo para pneumotórax hipertensivo.

Pacientes clinicamente estáveis com pneumotórax < 2-3cm podem ser observados clinicamente e receber oxigênio. Em caso de pneumotórax maiores, indica-se punção; e, em caso falha em controle clínico, pode ser necessário o uso de um tubo torácico. A pacientes com pneumotórax recorrente costuma-se indicar também a colocação de dreno torácico, assim como é indicado para qualquer paciente com instabilidade clínica.