FECHAR

MedicinaNET

Home

Mulher de 52 Anos com Dispneia Progressiva

 

Paciente do sexo feminino, com 52 anos de idade e histórico de nódulo de mama há 1 ano. Nos últimos 4 meses, não tem realizado investigação, e vem apresentando inapetência e emagrecimento progressivos. Foi conduzida pelos familiares ao serviço de emergência devido a quadro de desconforto respiratório. Apresentava, ao exame, grande nódulo mamário com ulceração.

A paciente realizou radiografia de tórax com infiltrado nodular difuso, e a tomografia computadorizada (TC) de tórax confirmou a presença de nódulos de diferentes tamanhos disseminados pelo parênquima – em sua maioria, >1cm.

 

Comentário: Nódulos pulmonares múltiplos >1cm são, na maioria dos casos, causados por metástases de tumores sólidos; quando <0,5cm, o mais provável é que se trate de enfermidades benignas como doenças granulomatosas. A localização subpleural de alguns nódulos também é sugestiva de doença maligna.

As lesões malignas metastáticas são, em geral, arredondadas e com bordas bem marcadas e podem ter hemorragias associadas. Nesse caso, as lesões, somadas ao quadro clínico e ao achado de nódulo extenso de mama ulcerado, são praticamente diagnósticas de carcinoma metastático de mama.

As Figuras 1 e 2 mostram a radiografia de tórax e a TC de tórax, respectivamente.

 

 

Figura 1 ? Radiografia de tórax.

 

 

 

TC: tomografia computadorizada.

Figura 2 ? TC de tórax.