FECHAR

MedicinaNET

Home

Pneumomediastino

Quadro Clínico

 

         Paciente do sexo feminino, com 18 anos de idade, procura pronto-socorro após sentir dor torácica súbita, que piora quando há tosse e persiste por 12 horas desde o seu início. O exame físico torácico, incluindo ausculta pulmonar e cardíaca, é normal, porém há achado de crepitação subcutânea à palpação, o que se pode visualizar na Imagem 1.

 

 

Imagem 1 – Tomografia computadorizada (TC) de tórax.

 

Discussão

 

Esta paciente apresenta enfisema cervical e mediastinal ou pneumomediastino, o qual é definido como a presença de ar ou outro gás no mediastino, sendo também conhecido como enfisema mediastinal e podendo ser categorizado como espontâneo ou traumático. O pneumomediastino traumático é causado por trauma contuso ou penetrante no tórax ou evento adverso, como o produzido pela ventilação mecânica ou cirurgia torácica.

Para esta doença, são identificadas as seguintes causas:

               exacerbações agudas de asma – sendo a mais comum, representando cerca de 30% dos casos;

               manobra de Valsalva (com frequência, associada a atividades desportivas intensas, tosse ou esforço induzido pelo uso de drogas);

               vômitos;

               infecções respiratórias;

               cetoacidose diabética;

               rotura esofágica;

               inalação de corpo estranho;

               inalação de gás hélio de balões de festa;

               extração dentária;

               barotrauma (voo ou mergulho);

               inalação de drogas ilícitas.

Quanto ao quadro clínico, em até 90% dos casos é relatada dor torácica de característica retroesternal, pleurítica, podendo irradiar para o pescoço, os ombros e os braços. A dispneia também é comum, afetando de 25 a 100% dos casos, bem como a disfagia, que ocorre em 10 a 40% dos casos.

 

 

Bibliografia

 

1.             McMahon DJ. Spontaneous pneumomediastinum. Am J Surg 1976; 131:550.

2.             Bodey, GP. Medical mediastinal emphysema. Ann Intern Med 1961; 54:46.

3.             Mason, R. Pneumomediastinum and mediastinitis. In: Murray and Nadel's Textbook of Respiratory Medicine, 4th ed, Elsevier Health Sciences, 2005. Chapter 72.

Comentários

Por: Leandro Diniz da Silva em 10/04/2018 às 18:48:26

"Acho importante colocar as principais condutas a serem feitas nos casos clínicos, bem como alguns diagnósticos diferenciais."